Supermercados aceleram adoção de HFO

Você sabia que a Honeywell estima que mais de 20 mil supermercados já adotaram o Solstice N40 (R-448A) mundo afora?

Para quem ainda não conhece esse fluido refrigerante, ele é uma mistura composta pelos hidrofluorcabonos (HFCs) R-32 (26%), R-125 (26%) e R-134a (21%), com adição das hidrofluorolefinas (HFOs) R-1234yf (20%) e R-1234ze (7%).

O Solstice N40 foi desenvolvido para substituir o R-22 e o R-404A em sistemas de refrigeração comercial, e é classificado como não tóxico e não inflamável (A1) pela Ashrae, uma das mais importantes entidades técnicas do setor.

Segundo a companhia norte-americana, o potencial de aquecimento global (GWP, na sigla em inglês) dessa nova substância é de cerca de 1.300, valor 65% menor que o GWP do R-404A, por exemplo.

Além das vantagens ambientais, esse novo fluido refrigerante não exige, normalmente, alterações de componentes nos sistemas de refrigeração durante o retrofit, o que vai favorecer sua adoção aqui no Brasil também.

E ninguém precisa ficar preocupado com essa transição tecnológica, pois os técnicos especializados da Honeywell, indústria cujos fluidos refrigerantes são distribuídos no Brasil exclusivamente pela Frigelar, sempre trabalham com os clientes para garantir que as configurações dos equipamentos sejam otimizadas, a fim de assegurar a melhor performance possível.

Em caso de qualquer dúvida técnica ou comercial sobre o Solstice N40, você também pode consultar especialistas nas lojas da Frigelar.

Gás refrigerante Solstice N40, substância à base de hidrofluorolefina (HFO) desenvolvida pela Honeywell
Solstice N40, fluido refrigerante à base de HFO desenvolvido pela Honeywell, indústria química norte-americana cujos produtos são distribuídos exclusivamente pela Frigelar no Brasil