Ar-condicionado não liga, o que fazer?

Não há nada melhor do que um ar-condicionado fresquinho após um dia cheio. E não há nada pior do que se deparar com um aparelho que simplesmente não funciona. Existem muitas causas para o aborrecimento, uma das principais é quando o ar-condicionado não liga. Falhas mais complexas exigem uma afinidade maior com equipamentos eletrônicos. É aí que você entra!

No texto de hoje, o Blog do Seu Paschoal ajuda a encontrar e solucionar os possíveis problemas — simples e complexos — para o ar-condicionado não estar ligando. Confira!

Ar-condicionado não liga pelo controle

Falha no controle remoto é um dos motivos mais comuns para o ar-condicionado não ligar.  As pilhas podem estar fracas ou o item pode ter estragado. Para ter certeza de qual é o problema, tente trocar as pilhas. Caso o aparelho permaneça desligado, procure dar início diretamente no painel. Se ele der a partida, o problema com certeza está no controle.

Ar-condicionado não liga pelo botão da unidade interna

Alguns modelos possuem um botão de emergência para controlar o ar-condicionado. O local do dispositivo pode variar. Portanto, é importante verificar o manual de instruções da máquina. O modo de operação também depende do modelo do aparelho. Os mais comuns funcionam da seguinte forma:

  • Apertando o botão para passar entre os tipos de função ar frio → ar quente → desligar.
  • O ar-condicionado irá estabilizar automaticamente de acordo com a temperatura ambiente.
  • Ligar com a mesma configuração que foi utilizada da última vez.
  • Irá manter a temperatura de 25℃ e não é possível mudar a configuração.

Conheça algumas causas comuns para o problema

Um bom profissional, quando apto e habilitado a exercer a profissão, está familiarizado com as principais causas de funcionamento incorreto ou não funcionamento dos aparelhos de refrigeração. Antes de tentar qualquer tipo de conserto, você precisa identificar a raiz do problema. Conheça a seguir uma série de fatores que impedem a partida do ar-condicionado:

Queima do fusível

A peça é responsável pela proteção do ar-condicionado. Afinal, tem a função de evitar a sobrecarga de energia (assim como os disjuntores). Quando há queima, basta trocar o componente. Não é algo custoso, tampouco trabalhoso.

Dano na fonte de energia

Não basta verificar se o aparelho está ligado na tomada. É preciso ter certeza de que a energia está circulando corretamente. A checagem pode ser feita por meio de um medidor de corrente. Uma segunda opção é testar um aparelho de mesma voltagem na tomada.

Problema no disjuntor

Na maior parte das vezes, o equipamento de climatização é instalado em uma fase específica da rede elétrica da residência. Dessa forma, quando a chave dessa fase cai, o resto do ambiente pode seguir funcionando. Lembre-se de verificar a chave antes de iniciar qualquer reparo.

Falha no compressor

Você sabe mais do que ninguém que o compressor funciona como motor do ar-condicionado. O componente é responsável por iniciar o aparelho e, consequentemente, promover a climatização do ambiente. Veja algumas causas que impedem o ar-condicionado de dar a partida no compressor:

  • Capacitor de partida fraco ou queimado;
  • Comunicação entre unidade interna e externa rompido;
  • Protetor térmico armado ou com defeito;
  • Queda ou sobrecarga na rede elétrica;
  • Compressor queimado ou travado.
Leia também:

Como é feita a troca de compressor no ar-condicionado split

E quando o aparelho liga, mas não resfria o ambiente?

Quando a temperatura do ambiente não diminui, pode haver algum vazamento no sistema. Também é importante equilibrar a capacidade do aparelho com a metragem do local. Fatores como número de janelas, incidência do sol, a quantidade de pessoas que frequentam o espaço e o volume de aparelhos eletrônicos devem ser pontos a se levar em consideração.

E aí, gostou do conteúdo? A Frigelar conta com diversas opções de componentes e instrumentos para manutenção em seu catálogo. Confira as melhores ofertas no site, no APP ou na loja mais próxima da sua casa.

Acompanhe a Frigelar