Honeywell desenvolve mais um substituto para o R-410A

A corrida mundial em busca de fluidos refrigerantes inofensivos à camada de ozônio e com baixo potencial de aquecimento global (GWP, na sigla em inglês) acaba de ganhar mais um aliado.

É que a empresa norte-americana Honeywell anunciou dia desses o lançamento do Solstice L41y (R-452B), um substituto levemente inflamável (A2L) para o R-410A, porém com GWP quase 70% menor, temperatura de descarga similar e eficiência energética 5% maior.

De acordo com a Honeywell, a substância contém a hidrofluorolefina (HFO) R-1234yf em sua formulação e permite aos equipamentos atingir temperaturas de evaporação mais baixas, superando o R-32 no modo de aquecimento e atingindo temperaturas mais altas em bombas de calor e chillers.

Este é mais mais um substituto da Honeywell para o R-410A. Em junho, a indústria química norte-americana, cujos produtos são distribuídos no Brasil exclusivamente pela Frigelar, anunciou o desenvolvimento do R-466A, que será comercializado sob a marca Solstice N41.

Segundo o fabricante, este novo fluido refrigerante à base de HFO é uma alternativa não inflamável (A1) para sistemas de ar-condicionado estacionários, com um GWP de 733 e que deve estar disponível no mercado no começo de 2019.