O que fazer quando o compressor não liga e só funciona a ventilação

O compressor não liga ou não consegue trabalhar? No lugar de refrigerar o ambiente, o ar-condicionado permanece no modo ventilação? Em ambos os casos, a origem do problema pode envolver o capacitor de partida. Quando o componente queima ou perde a potência, o condicionador de ar simplesmente não funciona. Isso se deve à paralisia do ciclo de refrigeração. Afinal, o compressor tem a função de bombear o fluido refrigerante ao longo do sistema, ou seja, sem ele, tudo para.

No post de hoje, o Blog do Seu Paschoal mostra o que interrompe o funcionamento do compressor e destaca a importância de trocar o capacitor de partida quando necessário. Acompanhe!

Para que serve o compressor do ar-condicionado

Antes de mais nada, é importante recapitular o funcionamento do coração do ar-condicionado. O compressor recebe o fluido na forma de gás do evaporador. Em seguida, promove o bombeamento do mesmo até o condensador — aparelho que torna a liquidificar o fluido e dissipar o calor do sistema. Vale ressaltar que o contrário também pode ocorrer, se o aparelho em questão operar em ciclo quente e frio.

Qual o papel do capacitor de partida

O capacitor de partida e o compressor estão intimamente ligados. A peça serve para evitar sobrecargas no aparelho e pode ser encontrada no local onde passa a corrente elétrica. Sua função é auxiliar no arranque do ar-condicionado, impulsionando a atuação da principal peça do equipamento de refrigeração. O item possui vida útil de seis anos, em média, portanto, é preciso ficar atento às melhores práticas de manutenção.

O que interrompe o funcionamento do compressor

Compressor Rotativo Rechi Ar Condicionado.

Agora que você já relembrou alguns conceitos importantes, é hora de entender o que pode prejudicar o funcionamento do compressor — levando o ar-condicionado a trabalhar apenas como ventilador. Veja a seguir quais são as falhas mais comuns que afetam o pleno exercício dos compressores:

Capacitor de partida fraco ou queimado

O capacitor do ar-condicionado é uma peça fundamental para qualquer aparelho que tenha um sistema elétrico de base. Trata-se de uma peça pequena, acoplada às placas de equipamentos eletrônicos como TVs, computadores e geladeiras. No caso do capacitor de arranque para ar-condicionado, o componente é um pouco maior e pode ser encontrado na unidade condensadora.

A anomalia no capacitor de partida geralmente indica instabilidade elétrica ou baixa capacitância. Existem alguns sinais que ajudam a identificar complicações no componente: o ar-condicionado não arrefece ou esquenta o ambiente; barulho muito alto na condensadora; somente o ventilador libera som; o dreno está seco. Quando ele não funciona bem, o compressor é impedido de funcionar.

Falha na comunicação entre unidade interna e externa

Equipamentos instalados com fios de baixa qualidade ou que contenham emendas podem impossibilitar a partida do compressor. Isso ocorre por conta do rompimento em alguns pontos do cabeamento ou mesmo em virtude de incompatibilidade em relação à potência do aparelho de ar condicionado.

Protetor térmico ou proteção interna com defeito

Os condicionadores de ar mais modernos contam com dispositivos que impossibilitam a partida do compressor em caso de descarga elétrica ou superaquecimento. Quando o protetor térmico apresenta problemas, a leitura de segurança pode acontecer de maneira equivocada, impedindo a inicialização do compressor.

Queda ou sobrecarga momentânea na rede elétrica

Quando ocorre de maneira frequente, a queda de energia pode ser um problema e tanto para os condicionadores de ar (especialmente, modelos inverter). A interrupção abrupta de corrente interrompe o funcionamento do compressor como forma de proteção. À vista disso, uma recomendação para localidades com picos de falta de luz é o aterramento no ponto elétrico do ar-condicionado.

Compressor queimado ou travado

A queima do compressor é um dano sério com consequências ainda mais graves. O componente é responsável por mover e comprimir o líquido refrigerante. O objetivo é aumentar a pressão do sistema, de modo que a troca de temperatura ocorra nos momentos certos. Isso torna o compressor fundamental para o funcionamento de todo o sistema. Assim, em caso de curto, a melhor solução é a substituição imediata do item.

Agora, se o problema for travamento, o remédio é menos amargo. Na maioria das vezes, basta trocar o capacitor de partida, um elemento substancialmente mais barato.

Recapitulando…

Quando o compressor não liga, é impossível condicionar o ar do ambiente. O motivo é simples: sem o disparo do fluido refrigerante no sistema, o gás não irá completar o ciclo necessário para o resfriamento. O item representa, literalmente, a parte mais importante do sistema — além de ser a mais cara. Daí a importância da manutenção preventiva e utilização de peças originais.

E aí, gostou do conteúdo? A Frigelar conta com diversas opções de peças e componentes para ares-condicionados em seu catálogo. Para mais informações, ligue para (51) 3314-8977 ou acesse a nossa Central de Ajuda.

Leia também:

Como é feita a troca de compressor no ar-condicionado split

Saiba como garantir o retorno de óleo para o compressor

Acompanhe a Frigelar