Mulheres do HVAC-R ganham evento e homenagens

Refrigeristas como nós, além de executivas e empresárias do setor, participaram no último dia 5 de dezembro do “Agora é que são elas”, evento pioneiro realizado na Fiesp pelo Sindratar-SP, em conjunto com a Ashrae Brasil.

O encontro teve dois painéis para discutir os preconceitos enfrentados no mercado de trabalho e as muitas barreiras já derrubadas por nossas colegas, que sabem como ninguém conciliar as atividades profissionais com os afazeres domésticos e os cuidados com a família.

No final, nada menos do que 30 delas receberam um troféu pela importante atuação ligada a indústria, comércio, prestação de serviços e comunicação.

Dentre as homenageadas esteve Carmosinda Santos, uma técnica que trabalha com equipamentos de precisão para datacenter, e que se tornou famosa em nosso meio pelas postagens que faz no Facebook sobre o seu dia a dia.

Mais conhecida como Carmosa, ela começou na área há 10 anos com muita perseverança, após se formar pela Escola Senai Oscar Rodrigues Alves.

A técnica em refrigeração Carmosinda Santos, o jornalista Paulo Fernando Cost e as empresária Graciele Davince e Leylla Lisboa em debate sobre o empoderamento feminino no setor de refrigeração e ar condicionado promovido pelo Sindratar-SP e pela Ashrae Brasil na Fiesp, em 5 de dezembro de 2018 | Foto: Silvia Lavagnoli
A técnica em refrigeração Carmosinda Santos foi uma das homenageadas no “Agora é que são elas – Mulheres no AVAC&R”, evento promovido pelo Sindratar-SP e pela Ashrae Brasil | Foto: Silvia Lavagnoli

Cuida atualmente de 12 chillers e quase 60 fan coils a cada plantão noturno que cumpre, a nada menos que 80 km de sua casa. Como se não bastasse, está prestes a concluir o curso superior de engenharia mecânica, na Unip.

Por falar em estudos, o Senai também teve um espaço para apresentar-se no evento, por meio de sua coordenadora pedagógica, Simone Balsamo, que mostrou dados sobre a presença feminina nessa referência nacional na formação de mão de obra qualificada para o nosso ramo.

Já na área de instalação e assistência técnica, destacaram-se mulheres como Leylla Cristian Lisboa, sócia da Circuito Soluções em Climatização, empresa mineira que fundou juntamente com o seu irmão, há três anos e meio.

A exemplo de Carmosa, em breve ela será uma engenharia mecânica, e igualmente não se esquece da luta do início. Muito menos da ajuda recebida por parceiros como a Frigelar, “primeira empresa que acreditou em mim em BH”, acentua a empresária, lembrando a força dada por pessoas como o gerente da loja à época, Magdiel, bem como o engenheiro Nilsomar e o vendedor Nilo.

Por sinal, o número de vendedoras também vem crescendo nas lojas da Frigelar, mostrando que essa é uma tendência irreversível em todo mercado de refrigeração e ar condicionado.

Empresária Leylla Lisboa, sócia da Circuito Soluções em Climatização | Foto: Silvia Lavagnoli
A empresária Leylla Lisboa, outra homenageada pelo Sindratar-SP e pela Ashrae Brasil, ressaltou a importância da parceria com a Frigelar para o sucesso de seu negócio no mercado de climatização durante sua fala no evento “Agora é que são elas” | Foto: Silvia Lavagnoli