5 dicas para melhorar a eficiência dos refrigeradores comerciais

Um refrigerador comercial tornou-se uma visão habitual nestes tempos modernos. É impossível não encontrar um equipamento do gênero em restaurantes, hospitais, hotéis e outros estabelecimentos.

Refrigeradores comerciais estão disponíveis em capacidades diferentes. Devido à sua grande variedade de usos, eles são, normalmente, muito maiores do que um simples aparelho doméstico.

Funcionários de restaurantes e clientes de supermercados ou lojas de conveniência abrem e fecham as portas desses equipamentos a todo o momento.

Como resultado disso, o nível de eficiência deles diminui constantemente. No entanto, existem maneiras de aprimorar a eficiência de um refrigerador comercial.

Por esse motivo, decidi escrever hoje aqui cinco recomendações de especialistas da área para melhorar o desempenho desses equipamentos:

Instalar mecanismo de fechamento automático de porta

Durante os horários de pico, as equipes de um hotel ou restaurante sempre estão ocupadas atendendo às necessidades imediatas de seus clientes. Nesses momentos, garantir que a porta da geladeira seja devidamente fechada toda vez que for aberta é a última coisa que passa pela mente de um colaborador. A melhor solução para esse problema e para melhorar a eficiência do refrigerador comercial é, com certeza, instalar um mecanismo de fechamento automático em sua porta. Isso impedirá que os alimentos mantidos em seu interior fiquem estragados e que o ar frio escape da unidade frigorífica.

Limpar regularmente o condensador

O uso prolongado do refrigerador, associado à falta de manutenção periódica, tende a deixar o condensador empoeirado. Como resultado disso, ele não consegue operar em seu nível máximo de eficiência. Portanto, é altamente recomendável aspirar regularmente as serpentinas do condensador ou mesmo limpá-las com um pano seco.

Usar cortinas de tiras plásticas

Toda vez que a porta de uma geladeira é aberta, o ar quente externo toma lugar do ar frio interno. Consequentemente, o compressor tem de trabalhar mais para resfriar o ar quente. Por isso, é importante utilizar cortinas de tiras plásticas, pois elas criam uma barreira adicional para evitar que o ar frio escape do refrigerador, ao mesmo tempo em que previne a entrada de ar quente.

Atualizar os motores

Outra maneira simples de aumentar o nível de eficiência de um refrigerador comercial é instalando um motor eletronicamente comutado (EC). Segundo os dados de fabricantes, esses motores são quase 70% mais eficientes que qualquer modelo antigo.

Utilizar lâmpadas de LED

É desnecessário dizer que essas lâmpadas são a solução de iluminação mais eficiente disponível no mercado hoje em dia. Lâmpadas de LED também funcionam muito bem em refrigeradores comerciais e, inclusive, melhoram a estética desses equipamentos.