Você também entende de desumidificação?

Versatilidade é uma das qualidades mais importantes em nossa profissão, concorda? Por isso, sempre vale a pena repassar alguns detalhes de certos segmentos específicos, mas de vital importância para determinados ambientes.

Esse é o caso dos desumidificadores, que uma vez bem instalados, configurados e mantidos, retiram a umidade do ar e evitam, com isso, problemas em linhas de produção e desconforto em áreas como porões, banheiros e cozinhas.

O ponto de partida para o sucesso nesse campo é a escolha acertada do tipo de desumidificador e o local onde instalá-lo. Em salas, corredores e dormitórios, por exemplo, dificilmente eles são tolerados, em função do elevado nível de ruído.

Dentre as opções existentes no mercado está o modelo portátil, que tem na mobilidade sua grande vantagem, principalmente em imóveis grandes ou com necessidades temporárias de desumidificação. Seu ponto fraco está na limitação dos períodos de operação e na área abrangida, normalmente abaixo dos 75 m².

A outra modalidade de aparelho vem integrada ao sistema central de climatização, requer a atuação de um profissional devidamente treinado para fazer tanto a instalação quanto a colocação de um dreno, direcionado para uma pia, ralo ou diretamente ao encanamento. Em alguns casos, é necessário acoplar a mangueira de água do equipamento a uma bomba motorizada, como ocorre muitas vezes na instalação dos splits.

Instalado o aparelho, compete ao técnico selecionar o nível de umidade relativa desejado para o ambiente, geralmente situado entre 35% e 50%, faixa considerada ideal para o ser humano.

Agora que está tudo funcionando direitinho, o desafio é manter o sistema em ordem e operante em boas condições na maior parte do tempo. Isso requer atenção especial com as limpezas periódicas, a fim de evitar a ocorrência de mofo e o crescimento de microrganismos prejudiciais à saúde.