Nossa área requer estudo e muito mais

Foi-se o tempo – ainda bem – em que bastava sair por aí com uma caixa de ferramentas e uma garrafa de fluido refrigerante nas mãos para alguém se dizer um profissional do nosso setor.

Eu sei que a gente critica muito os famosos “mexânicos”, mas você já imaginou como estariam as coisas se não fossem os cursos como os do Senai e de outras escolas sérias da área existentes Brasil afora?

Sem falar na demanda crescente por bons serviços de manutenção trazida pela evolução constante das indústrias do HVAC-R e da própria rede de distribuição desses equipamentos, cada vez mais sofisticados.

Por isso, além de estudar em algum lugar respeitável, como o da lista que eu colei mais abaixo, o refrigerista de verdade precisa ser um eterno curioso, entrando pra valer no mundo digital e pesquisando as principais novidades em tecnologia e do próprio mercado.

Igualmente importante, de acordo com especialistas em educação, é a leitura de revistas específicas do segmento, assim como livros relacionados a temas normalmente tratados em sala de aula, mas que sempre vale a pena ver de novo quando se está na vida prática. É o caso, por exemplo, de uma obra recém-lançada sobre tubulações de cobre que a gente indicou aqui mesmo no blog.

E aproveitando que você é um cara plugado, lembre-se de entrar nos bons grupos da nossa área, pois hoje existem várias opções interessantes para a troca de ideias, informações e até mesmo a busca por novos empregos ou clientes.

Bem, conforme eu prometi agora há pouco, aqui está uma lista que o interessado em ser nosso companheiro de trabalho precisa ter em sua cabeceira, a exemplo daqueles que já são e sempre buscam cursos de curta duração para se aprimorar em matérias específicas:

Lista de instituições brasileiras que ministram cursos de refrigeração e ar condicionado
Fonte: Clube da Refrigeração