Orçamento formal, sempre um bom começo

Toda contratação de um profissional como nós começa com a apresentação de um orçamento, certo? Sabendo disso, compete ao refrigerista ter um formulário padrão no seu dia a dia para informar previamente ao cliente todos os itens que influenciam na formação dos custos relativos aos serviços prestados.

Isto é, precisa deixar bem claro, e no papel, o valor de todas as peças e componentes a serem empregados, assim como a mão de obra envolvida nas diversas etapas de uma obra.

Deve-se lembrar, igualmente, de mencionar a possível participação de terceiros, e se isso estará incorporado no contrato ou deverá ser acertado à parte. Um caso típico dessa situação é quando um split vai ser instalado e existe no local a necessidade de infraestrutura para embutir a tubulação de cobre e instalar o dreno, por exemplo.

Também é importante numerar os orçamentos e as ordens de serviço, pois assim torna-se possível acompanhar quantas propostas realmente vingaram ao longo do tempo, além de mencionar explicitamente as condições de pagamento.

Outro ponto importante, para não sair no prejuízo, é considerar certos gastos indiretos, como o transporte até o local do trabalho, as refeições que terão de ser feitas nas proximidades e o tempo consumido pelo projeto, pois essas horas, evidentemente, não poderão ser utilizadas em outra empreitada.

Bem, depois de aprovado o seu orçamento, abra uma ordem de serviço, na qual serão apontadas todas as etapas a executar, com suas respectivas anotações.

Completando a documentação fundamental da nossa rotina vem o relatório técnico. Emitido por exigência da Vigilância Sanitária, ele deve ser preenchido pelos profissionais que atuam em supermercados, hospitais, indústrias e outros estabelecimentos públicos, visando atestar funcionamento perfeito e que a limpeza dos equipamentos se encontra em dia.