Entenda mais: Eurovent e ABRAVA publicam a versão Brasileira da Recomendação Eurovent 4/23

Pensando em todos os profissionais de AVAC-R que se dedicam ao ramo de sistemas de ventilação – especialmente para consultores de projetos, gerentes de plantas e fabricantes de equipamentos que incorporem filtros de ar –, a Eurovent, em parceria com a ABRAVA (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento) publicaram a versão Brasileira da Recomendação Eurovent 4/23.

A publicação  “Seleção das classes de filtro de ar classificado em EN ISO 16890 para aplicações gerais de ventilação” foi originalmente publicada em 1 de novembro de 2020 na Bélgica. Devido ao sucesso e à necessidade de que esse conteúdo chegue ao maior número de trabalhadores, foi traduzida para o português no último mês.

A Recomendação Eurovent 4/23 (2020) está alinhada aos desenvolvimentos de normatização internacional. Incluindo uma tabela de referência, que mostra que as eficiências de filtração exigidas podem ser alcançadas utilizando diferentes filtros ou combinações dos mesmos. 

De acordo com a nova norma, “a escolha da eficiência de filtragem deverá ser feita em função da qualidade interna do ar necessária em cada um dos níveis de tamanho de partículas, por tanto a eficiência de filtragem depende do tamanho da partícula conforme tabela abaixo”:

Escolha do filtro de ar em função do tamanho e da concentração da partícula
Escolha do filtro de ar em função do tamanho e da concentração da partícula

Foi desenvolvida em conjunto por participantes do Grupo de Produtos da Eurovent para ‘Filtros de Ar’ (PG-FIL) e o grupo de trabalho ABNT/CEE-138 – Comissão de Estudos Especial “Equipamentos para Limpeza do Ar e Outros Gases” do Comitê Brasileiro de Refrigeração Ar condicionado, Ventilação e Aquecimento ABNT/CB-055 (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A versão Brasileira da Recomendação Eurovent 4/23 (2020) em português pode ser baixada gratuitamente aqui.

A edição impressa pode ser solicitada a todos os fabricantes de filtros membros da Eurovent. A Recomendação será regularmente atualizada sempre que novos dados de ensaios estiverem disponíveis.

Leia também:

A essencial limpeza dos filtros

Resolução 123 do CFT: saiba o que muda no mercado do frio