Acerte na escolha: descubra como identificar o capacitor adequado para o ar-condicionado

Responsável por corrigir o fator de potência para manter o compressor em uma rotação favorável para o seu bom funcionamento, o capacitor é peça indispensável no aparelho de ar-condicionado. Capacitor danificado é dor de cabeça na certa, pois, nestes casos, o ar-condicionado quase sempre apresenta problemas para ligar e desligar, gerando assim o risco de danificar várias outras peças.

Leia também: Saiba por que usar condensadora e evaporadora de marcas diferentes em seu aparelho pode ser uma má ideia

Como identificar o capacitor certo para o ar-condicionado?

Consultamos o instrutor Rafael Ferreira, da Samacursos, para entender mais sobre o assunto. “Antes de tudo, não podemos esquecer que existem dois tipos de capacitores no nosso segmento. Um deles é o de partida, com a função de auxiliar na partida do compressor, como o próprio nome diz. Ele atua sempre em conjunto com um relé executando a função inversa, isto é, desligar o aparelho. Já o capacitor de fase é aquele que permanece ligado a todo momento, enquanto o compressor estiver funcionando”, esclarece.

Segundo o instrutor, há duas formas principais de se testar o capacitor. “É preciso saber que os capacitores estão na escala de microfarad (µF) e o instrumento utilizado para medir sua capacidade é o capacímetro. O segundo modo de testar requer três contas matemáticas, mas é algo bem simples”.

Antes de começar o cálculo, é importante anotar a referência LRA do compressor do ar-condicionado. Em seguida, devemos utilizar a seguinte fórmula matemática para saber qual capacitor deverá ser utilizado:

Fórmula para identificar qual o capacitor ideal para o ar-condicioando

Para encontrar o número LRA, Rafael garante: “é bem simples, isso é um valor referente à corrente de compressor travado, encontrado no manual do compressor ou simplesmente na sua etiqueta. A etiqueta também informa, normalmente, o LRA, no qual se baseiam todas as proteções elétricas de um compressor”.

Vamos a um exemplo prático?

Suponhamos que devemos selecionar um capacitor para um compressor que possui um valor de LRA de 60, qual capacitor deveremos usar?

exemplo de cálculo para identificar o capacitor certo para o ar condicionado

Com isso, chegamos a uma resultante de 56. Como no mercado não temos capacitor com esse valor, podemos utilizar o de 60 microfarads (μF).

Lembre-se: outra coisa que devemos nos atentar é para a tensão de isolamento. Todo capacitor tem sua margem de tensão aplicável ou tensão de isolamento, ou seja, o máximo de tensão que o capacitor suporta. Acima disso, ele estoura, porque internamente é separado por um dielétrico (material isolante). Porém, se a tensão aplicável for maior que sua tensão especificada, o mesmo pode simplesmente explodir.

É muito importante selecionar um capacitor que tenha um valor de tensão acima do valor nominal do seu equipamento. Por exemplo:  se a rede do condicionador de ar for de 220V, selecione um capacitor com tensão de 380V, pois assim você não terá problemas relacionados à tensão do capacitor.

E, para finalizar, é fundamental lembrar que existem capacitores individuais que alimentam uma carga, a exemplo do compressor ou ventilador. Mas temos também capacitores duplos, com um compartimento para atender o ventilador; um segundo para o compressor e ainda um terceiro ponto em comum entre ambos.

Agora que você domina o assunto, mãos à obra. Entregue excelentes serviços e, se precisar de qualquer peça, pode passar em uma loja Frigelar, adquirir pelo site ou conferir no App Frigelar.