Tecumseh aprova substituto do R-404A

A Tecumseh aprovou o Solstice N40 (R-448A), um fluido refrigerante à base de hidrofluorolefina (HFO) desenvolvido pela Honeywell, para uso em seus sistemas de refrigeração comercial.

A aprovação segue um extenso programa de testes do fabricante de compressores e unidades condensadoras e confirma a substância de menor potencial de aquecimento global (GWP, em inglês) como uma alternativa ao R-404A nos equipamentos da marca.

“Os refrigerantes com GWP mais baixos são importantes para reduzir as emissões de carbono da indústria de refrigeração e são o caminho certo para o nosso setor seguir”, salienta Ryan Burns, vice-presidente de engenharia global da Tecumseh.

“O Solstice N40 oferece a combinação ideal de desempenho, conformidade ambiental e eficiência energética que sabemos que nossos clientes estão procurando”, acrescenta.

Segundo a Honeywell, o Solstice N40 é uma mistura dos hidrofluorcarbonos (HFCs) R-32 (26%), R-125 (26%) e R-134a (21%), com adição das HFOs R-1234yf (20%) e R-1234ze(E) (7%). O GWP desse fluido refrigerante classificado como não tóxico e não inflamável pela Ashrae é de cerca de 1.300.

Fluido refrigerante Solstice N40, da Honeywell
Solstice N40, fluido refrigerante à base de HFO desenvolvido pela Honeywell, indústria química norte-americana cujos produtos são distribuídos exclusivamente pela Frigelar no Brasil

Parceira da Frigelar no Brasil, a indústria química norte-americana revela que o Solstice N40 já é usado em quase 16 mil supermercados e lojas de conveniência somente na Europa.

Testes em supermercados americanos e europeus mostraram uma redução média de 5% no consumo de energia em aplicações de baixa temperatura e de 5% a 15% de redução no consumo energético em aplicações de média temperatura, em comparação com o R-404A.

E tem mais uma coisa, pessoal: o Solstice N40 também pode ser usado como substituto do hidroclorofluorcarbono (HCFC) R-22 em sistemas de refrigeração comercial.