Como descartar corretamente geladeiras e compressores

A responsabilidade ambiental de todos nós, refrigeristas, não se limita ao recolhimento e à correta destinação dos fluidos refrigerantes a cada manutenção realizada.

O descarte de refrigeradores e compressores, por exemplo, também requer atenção especial para evitar danos ao meio ambiente, que podem perdurar anos a fio após o término de suas vidas úteis.

Esses problemas ocorrem em virtude da liberação de substâncias como metais pesados e gases prejudiciais às plantas, animais e aos seres humanos, é claro.

No caso dos refrigeradores, existem mais de 600 componentes, sendo que 95% deles são passíveis de reciclagem, podendo retornar à indústria como insumos. Os poucos inutilizáveis devem ser encaminhados à destinação final de resíduos, conforme prevê a NBR 15833.

Além disso, grandes varejistas de eletrodomésticos aceitam equipamentos em bom estado como parte do pagamento na compra de um novo aparelho.

Já os compressores, embora possuam menos elementos, apresentam um aspecto a mais a ser observado: o perigo provocado pelo vazamento de óleo durante o transporte. O problema pode ser resolvido com a lacração dos passadores por refrigeristas ou empresas especializadas.

Outra ameaça constante é o escape para a atmosfera de fluidos refrigerantes, o que pode perfeitamente ser evitado com o recolhimento, feito sempre por um especialista e com o ferramental correto, antes que todo o conjunto seja encaminhado para descarte.

E por falar em fluidos refrigerantes, a área de meio ambiente da Frigelar presta consultoria e treinamento para gestão de sistemas de refrigeração e climatização, com foco na preservação ambiental.

A empresa possui um dos principais centros de regeneração do Brasil, com autorização do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) para realizar a logística e os procedimentos de limpeza de embalagens, transvasagem e armazenagem de todos os tipos CFCs, HCFCs e HFCs.

Esse centro de regeneração atende a todas leis e normas do setor vigentes (Conama 267 e ISO 14000), fornecendo assim as documentações necessárias para cumprimento das exigências ambientais.