Desumidificador de ar, saiba como melhorar seus resultados

Mesmo que o nosso forte sejam os condicionadores e os equipamentos de refrigeração comercial e doméstica, provavelmente você já se deparou com a instalação ou reparo de um desumidificador de ar.

Quando se trata de uma obra nova, compete a profissionais como nós ajudar o usuário desde o momento da escolha do melhor tipo de sistema a ser adquirido, isto é, aquele integrado à própria climatização ou então um portátil.

Essa segunda modalidade vai bem em residências e espaços onde a necessidade de desumidificação seja temporária, porém, tem intervalos operacionais limitados e só dá conta de, no máximo, 75 m².

Para garantir sua eficiência num porão, por exemplo, é muito importante que a área total do local se encaixe na capacidade do aparelho, o mesmo ocorrendo em cômodos como banheiros e cozinhas com pouca ventilação, onde a umidade costuma ser elevada.

O ruído normalmente produzido pelo ventilador desses equipamentos portáteis torna-os desaconselháveis para salas, corredores e dormitórios, havendo ainda como restrição o uso em uma residência ou imóvel comercial com umidade excessiva em todos os cômodos.

Nessa hora, a única alternativa é investir mais e adquirir a umidificação agregada ao próprio ar-condicionado central, sempre com instalação a cargo de um técnico devidamente habilitado.

Tomada essa decisão, o profissional deve se preocupar, de saída, com o ponto de dreno, pois o desumidificador gera um fluxo contínuo de água, em função da umidade retirada do ar.

A partir da bandeja de gotejamento, a água escoa para uma pia, por exemplo, ou então vai direto para a rede de hidráulica do imóvel, contando muitas vezes com uma bomba motorizada para vencer aclives e outros obstáculos.

Em qualquer um desses casos, é importante usar a mangueira ou tubo que acompanha a máquina, pois o seu comprimento corresponde à distância de bombeamento nominal do aparelho.

Os cuidados básicos para o sistema ou aparelho portátil de desumidificação funcionar bem incluem ainda a regulagem do nível de umidade relativa ideal para o ambiente, na faixa entre 35% e 50%, e a realização da manutenção periódica, principalmente no tocante à limpeza, como forma de se evitar a proliferação de germes e mofo.