Rede de lojas de conveniência troca R-404A por Solstice N40

A 7-Eleven, maior operadora global de lojas de conveniência, passará a utilizar o fluido refrigerante Solstice N40 (R-448A) nos condensadores remotos instalados em seus pontos de vendas nos EUA e no Canadá.

Patenteado pela Honeywell, o Solstice N40 é uma mistura à base de hidrofluorolefina (HFO) atóxica e não inflamável (A1) de menor potencial de aquecimento global (GWP, na sigla em inglês) desenvolvida para substituir o hidrofluorcarbono (HFC) R-404A e o hidroclorofluorcarbono (HCFC) R-22 em sistemas de refrigeração comercial novos ou existentes.

O Solstice N40 tem um GWP de 1.387, uma redução considerável em comparação ao GWP de 3.922 do R-404A. O blend é composto pelos HFCs R-32 (26%), R-125 (26%) e R-134a (21%), com adição das HFOs R-1234yf (20%) e R-1234ze(E) (7%).

Ele também é descrito pelo fabricante como uma alternativa “quase drop-in” para o R-404A e o R-22, exigindo apenas ajustes mínimos nos equipamentos durante o retrofit.

Segundo o comunicado distribuído à imprensa, a decisão de substituir o R-404A integra o conjunto de metas de responsabilidade social da 7-Eleven estabelecidas em 2016. Uma delas, particularmente, determina uma redução de 20% no consumo de energia em suas lojas até 2027.

“Nos últimos anos, implementamos várias medidas inovadoras, como iluminação com LED, sistemas de gerenciamento de energia, energia eólica em lojas selecionadas e unidades de ar condicionado de alta eficiência para reduzir nossas emissões de dióxido de carbono (CO2)”, disse Ann Scott, diretora de energia, engenharia e planejamento de lojas do varejista norte americano.

“O uso do Solstice N40 é uma alternativa ambientalmente mais adequada para nossa rede. Por isso, unir forças com a Honeywell, companhia cujos profissionais também adotam a mentalidade e o objetivo de servir como gestores ambientais, foi uma escolha natural”, salientou.

Segundo a Honeywell, indústria química norte-americana que distribui seus fluidos refrigerantes no Brasil por meio da Frigelar, sistemas de refrigeração comercial operando com Solstice N40 consomem menos energia.

Estudos comparativos realizados em supermercados nos EUA e na Europa demonstraram que o R-448A proporcionou redução de até 5% no consumo de energia em aplicações de baixa temperatura, e entre 5% e 15% em aplicações de média temperatura.

Com sede em Irving, no Texas, a 7-Eleven opera 68 mil lojas franqueadas e/ou licenciadas em 17 países, sendo 11,8 mil na América do Norte. No ano passado, as unidades da rede no Japão já haviam anunciado a adoção desse novo fluido refrigerante de menor impacto climático.