Gases inflamáveis ganham mais espaço no mercado do frio

Os fluidos refrigerantes altamente inflamáveis (A3) e de baixa inflamabilidade (A2 e A2L) tiveram seus limites de carga aumentados pela Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC, na sigla em inglês).

Em maio, o órgão global de padronização aprovou a revisão da norma 60335-2-89, que especifica os requisitos de segurança para aparelhos de refrigeração comercial com um compressor incorporado ou que sejam fornecidos em duas unidades para montagem como um único sistema.

Em vez de apenas 150 gramas de fluidos A3, como o propano (R-290) e o isobutano (R-600a), os equipamentos do gênero poderão ser projetados para funcionar com até 500 g de gás. No caso dos refrigerantes A2 e A2L, o limite de carga subiu de 150 g para 1.200 g.

A decisão reverte a rejeição da proposta anunciada em abril, após o projeto de revisão da norma ser derrotado por apenas um voto. Entre os 35 países participantes da votação, nove (25,7%) se posicionaram contra a mudança – para que a proposta fosse aprovada, os votos contrários não poderiam exceder 25%.

Todavia, o voto negativo da Malásia acabou sendo descartado no mês passado, pois o país asiático não apresentou justificativa técnica fundamentando sua posição, o que violou as regras da votação. Dessa forma, o total de votos negativos caiu para oito (22,9%).

“Pelo que sei, essa é a primeira vez que tal situação ocorreu na longa história da IEC”, que foi formada em 1906, conforme destacou F.W.P. Vreeswijk, gerente geral e CEO do órgão.

A emenda alterando os limites de carga de fluidos refrigerantes inflamáveis vinha sendo discutida desde 2014 e sua ratificação era aguardada com muita expectativa por organizações ambientalistas e parte da indústria do frio.

Com certeza, essa revisão representa um forte incentivo para o desenvolvimento de novas tecnologias para o setor, inclusive no Brasil, contribuindo diretamente para a adoção progressiva de fluidos refrigerantes inofensivos à camada de ozônio e de baixo potencial de aquecimento global (GWP, na sigla em inglês).

Mas lembre-se sempre: manusear gases inflamáveis exige muito mais capacitação e respeito total às boas práticas, além de atenção especial às normas de segurança do trabalho. Enfim, “penduradores”, “mexânicos” e demais curiosos que se aventuram em nossa profissão devem ficar longe dessas substâncias.