Por que ainda vamos ouvir falar muito do R-466A?

Já noticiamos aqui que a Toshiba Carrier identificou o grande potencial do Solstice N41 (R-466A) como uma alternativa ao hidrofluorcarbono (HFC) R-410A, fluido padrão dos sistemas de fluxo de refrigerante variável (VRF). 

Resumidamente, as descobertas feitas a partir dos testes conduzidos pelo fabricante de ar-condicionado revelaram três importantes características dessa mistura desenvolvida pela Honeywell que possui em sua fórmula os HFCs R-32 e R-125, além de um novo componente, o trifluoroiodometano (CF3I).

– A eficiência e a capacidade de resfriamento e aquecimento dos sistemas VRF usando o Solstice N41 são muito semelhantes aos que usam R-410A. 

– Seu desempenho climático durante o ciclo de vida, incluindo as emissões diretas e indiretas, mostra que as emissões de gases de efeito estufa (GEE) provenientes do uso do R-466A são 30% menores do que as do R-410A.

– As pressões de trabalho do Solstice N41 são ligeiramente inferiores às do R-410A, o que reduz a necessidade de redesenho do sistema e, consequentemente, o custo de conversão para a indústria.

Diversas leis ambientais, incluindo a regulamentação europeia sobre gases de efeito estufa fluorados (F-gas Regulation) e a Emenda de Kigali ao Protocolo de Montreal, determinam a redução gradual dos produtos de alto potencial de aquecimento global (GWP), levando a indústria de refrigeração e ar-condicionado a buscar novas alternativas. 

Com um GWP 65% menor do que o do R-410A, o Solstice N41 tem como objetivo atender a essas exigências e fornecer o mesmo nível de segurança do R-410A para os empreiteiros e clientes, destaca a Honeywell.

A indústria química norte-americana, cujos produtos são distribuídos no Brasil exclusivamente pela Frigelar, informa que esse novo fluido refrigerante estará disponível para fabricantes de ar-condicionado a partir do segundo semestre. 

Quando estiver disponível comercialmente, o Solstice N41 será o primeiro substituto não inflamável (A1) para o R-410A em novos ares-condicionados estacionários. 

Cilindro do fluido refrigerante Solstice L41y, substância à base de hidrofluorolefina (HFO) desenvolvida pela Honeywell
Solstice L41y: blend à base de HFO desenvolvido pela Honeywell também substitui R-410A em sistemas de ar condicionado 

HFOs em ascensão

A Honeywell criou a família de produtos Solstice para acelerar a substituição dos HFCs e outros materiais de alto impacto climático utilizados nas indústrias de refrigeração, ar condicionado e espumas isolantes. 

Além do Solstice N41, a empresa lançou, no ano passado, o Solstice L41y (R-452B), um substituto levemente inflamável (A2L) para o R-410A, porém com GWP quase 70% menor, temperatura de descarga similar e eficiência energética 5% maior.

Segundo o fabricante, essa mistura à base de HFO possibilita uma carga de refrigerante até 10% menor em comparação com equipamentos existentes usando R-410A.

A empresa também afirma que seu envelope de operação mais amplo permite que o sistema alcance temperaturas de evaporação baixas, superando o HFC R-32, seu rival, no modo de aquecimento e atingindo temperaturas mais altas em bombas de calor e chillers.