Qual a importância do isolamento térmico no ar-condicionado?

Na climatização, o isolamento térmico se dá de diversas formas e é fundamental para garantir o conforto nos ambientes. O isolamento adequado depende de diversos fatores, como clima da região, a necessidade dos usuários e o local a ser realizado o trabalho. Mas você sabe qual a importância do isolamento térmico no ar-condicionado?

O isolamento térmico dos tubos (linhas) é essencial, mas ainda existem isolamentos de lajes, telhados, paredes e até mesmo do piso, além de um cuidado que o próprio usuário deve ter para garantir o conforto térmico.

Isolamentos como os de tubulações do ar-condicionado, por exemplo, são essenciais e hoje falaremos mais sobre esse assunto aqui no Blog do Seu Paschoal.

Isolamento térmico dos tubos do ar-condicionado

O isolamento dos tubos de cobre responsáveis por garantir o bom funcionamento do ar-condicionado é imprescindível. O isolamento adequado pode contribuir para a eficiência correta do aparelho.

Os tubos Isolantes geralmente são produzidos em polietileno blindado e espuma elastomérica. Afinal, o material deve ser resistente a temperaturas extremas, tanto baixas, como altas. A maioria das barras são comercializadas com 2 metros de extensão e garantem o isolamento total das tubulações do ar-condicionado.

O isolamento dos tubos de cobre pode garantir um melhor desempenho do seu ar-condicionado.
O isolamento dos tubos de cobre pode garantir um melhor desempenho do seu ar-condicionado.

A Frigelar comercializa tanto os tubos isolantes em polietileno blindado, como em espuma elastomérica. Todos eles variam os milímetros os diâmetros conforme a necessidade do serviço, com modelos de 6mm (1/4), 10mm (3/8), 12mm (1/2), 15mm (5/8), 18mm (3/4) e diversas outras medidas.

Isolamento térmico na construção

O isolamento térmico na construção também pode contribuir para o bom funcionamento do ar-condicionado. Muito comuns em países da Europa e nos Estados Unidos, o isolamento de lajes, telhados, paredes e pisos serve para preservar o conforto dentro de casas, prédios, escritórios, entre outros. Além disso, contribui para o bom funcionamento do ar-condicionado, sem que ele seja exigido a trabalhar contra temperaturas internas extremas.

Geralmente são utilizados materiais como fibra de vidro, lã de poliéster, isopor e drywall para garantir o isolamento térmico dos empreendimentos. Embora o Brasil possua temperaturas mais amenas, a prática contribui até mesmo para um menor consumo de energia do ar-condicionado.

Importância do usuário no isolamento térmico

Para garantir o conforto do ambiente, é essencial que o local esteja isolado, para que não haja interferência da temperatura externa. Partindo desse raciocínio, fica claro como é importante o papel dos usuários nesse cenário.

Não adianta todo o sistema e construção estar isolado e o usuário não ajudar. Sua principal ajuda é manter o ambiente fechado. Lembre-se que deixar portas e janelas abertas ao sair do ambiente faz com que a temperatura externa entre no local que deixará de ficar confortável e o ar-condicionado trabalhará mais, refletindo no aumento de consumo de energia e até mesmo na vida útil do aparelho.

Sendo assim, quanto mais isolado estiver o ambiente, mais confortável ele estará. Isso reflete no consumo de energia, no conforto dos usuários e no bom funcionamento do sistema de climatização.

E para você que precisa realizar esse serviço de isolamento, recomendamos consultar a Frigelar, pois lá você encontra todos os produtos necessários para o técnico refrigerista.

Na Frigelar você encontra as melhores opções de peças e ferramentas para garantir a melhor qualidade e nos seus serviços, manutenções e instalações. E para o serviço de isolamento térmico, você garante as ofertas em tubos isolantes em polietileno blindado e espuma elastomérica.

Confira as opções e ofertas da Frigelar no site, no APP ou na loja mais próxima da sua casa.

Leia também:

Evite problemas na instalação do ar-condicionado

Quando trocar o tubo de drenagem do ar-condicionado

Acompanhe a Frigelar