Evite problemas na instalação do ar-condicionado

A instalação de um ar-condicionado, principalmente dos modelos Split Hi-Wall, Piso Teto e Cassete, requer conhecimento e capacitação. Por conta disso, somente um profissional técnico deve realizar o serviço para que assim evite problemas na instalação do ar-condicionado.

Além da experiência, existem procedimentos que devem ser executados e apenas o instalador poderá exerce-los da melhor maneira. Ferramentas específicas da profissão também serão necessárias para realizar um serviço adequado e seguro.

Confira aqui no Blog do Seu Paschoal algumas dicas para realizar a instalação corretamente.

10 dicas fundamentais para a instalação correta do ar-condicionado

1 – Respeite as características de cada modelo de ar-condicionado

Embora a instalação siga o mesmo padrão básico em que o instalador está acostumado, em muitos casos existem recomendações que variam conforme o aparelho.

Nesse caso, o ideal é uma breve consulta ao manual antes de iniciarem os trabalhos. Informações como isolamento e dimensões e bitolas de tubos/linhas, podem conter características específicas.

 2 – Local de instalação

Caso a instalação ocorra em um condomínio, é necessário saber antecipadamente quais são as recomendações do local. Em alguns locais, exige-se que a unidade externa mantenha o padrão de modelo permitido e até mesmo o local onde será instalada, afim de não modificar a facha do prédio.

Após definido o local, deve-se observar se o ponto exato suporta o aparelho, se há uma estrutura necessária que garanta a instalação firme e segura do ar-condicionado.

Vale ressaltar também que a unidade externa precisa ser instalada em um local com circulação de ar. Afinal, a vazão de ar quente liberada necessita sair sem nenhuma interferência ou obstrução.

O mesmo vale para a unidade interna, que deve ser instalada em um local onde não haja obstáculos como móveis, cortinas ou aparelhos que atrapalhem a vazão do ar que climatizará o ambiente.

3 – Ferramentas corretas

Ferramentas corretas são fundamentais para evitar erros na instalação do ar-condicionado.
Ferramentas corretas são fundamentais para evitar erros na instalação do ar-condicionado.

É normal que um instalador de ar-condicionado possua diversas ferramentas diferentes, porém todas elas possuem uma função e são necessárias para que o trabalho seja desempenhado com qualidade segurança.

A instalação de um ar-condicionado requer responsabilidade. Afinal, é um sistema com diversos pontos eletrônicos e tubulações com características e detalhes que devem ser respeitadas.

Portanto, os famosos “jeitinhos” e “gambiarras” não são bem-vindos em uma instalação séria e competente de ar-condicionado. As ferramentas adequadas são fundamentais para uma instalação correta.

4 – Atenção a rede elétrica

No Brasil utilizamos duas tensões elétricas: 110v e 220v. A maioria dos aparelhos de ar-condicionado operam em 220v e a rede elétrica do local deve ser observada pelo instalador antes de iniciar o trabalho.

Caso a rede do local seja 110v, o aconselhável é pedir à concessionária de energia local uma rede em 220v. Outra opção é pedir para um eletricista ou o próprio profissional instalador montar uma rede 220v, que irá até o disjuntor do ar-condicionado.

Falando em disjuntor, cada ar-condicionado requer um disjuntor específico e uma fiação exclusiva. Essa prática garante a vida útil e a segurança em casos de variações repentinas de energia.

5 – Potência do aparelho

São poucos os casos em que o consumidor consulta o profissional antes de adquirir o aparelho. Na maioria das vezes o consumidor só consulta faz a consulta com o profissional na hora em que irá realizar a instalação.

Nesse caso, cabe ao profissional instalador avaliar se a potência do aparelho está adequada de acordo com o local onde ele será instalado. Não adianta o usuário desejar instalar um aparelho de 9.000 BTU, por exemplo, em um ambiente de 20 m². A climatização será comprometida, o consumo de energia será elevado e a até mesmo a vida útil do aparelho será afetada.

No site da Frigelar você encontra uma calculadora de BTUs que poderá auxiliar tanto usuários como profissionais para identificar qual a potência necessária para cada dimensão de ambiente.

6 – Distância entre condensadora e evaporadora

Para o funcionamento correto do ar-condicionado, é necessário que algumas características sejam respeitadas. Uma delas é a distância entre a unidade externa e a unidade interna.

Três informações são essenciais nesse caso: a distância mínima, a distância máxima e o desnível recomendado. Essas informações variam conforme o fabricante, o modelo e a potência do aparelho.

A maioria dos fabricantes aconselham que a distância mínima seja de 2 metros. Já sobre a distância máxima, alguns aconselham que seja de 10m e outros de 15m, isso em aparelhos até 18.000 BTU. Para potências maiores de 18.000 BTU, essa distância máxima costuma variar entre 20 e 25m. Quanto ao desnível é aconselhado 5, embora alguns fabricantes exijam 10m.

Todas essas recomendações devem ser executadas conforme o fabricante, pois garantem a vida útil do aparelho. E em alguns casos, o usuário pode até perder a garantia do produto se essas regras não forem seguidas. O correto é que o manual seja consultado antes da instalação para que dúvidas como essas sejam sanadas.

7 – Instalação do ar Janela

Diferente dos aparelhos Split, o ar-condicionado Janela é composto por apenas uma unidade que necessita de um buraco na parede para ser acoplado.

O recomendado aqui é seguir o manual, assim como a distância do chão e da parede lateral do ambiente. Na maioria das vezes essas distâncias apontam que o aparelho fique entre 1,50m e 1,80m de altura do chão e a uma distância de, no mínimo, 50cm da parede lateral.

A recomendação é de que o manual do aparelho seja consultado para observar exatamente quais são as recomendações do fabricante.

8 – Cuidado com Dreno

O dreno é responsável por eliminar a água corretamente para fora do ambiente.
O dreno é responsável por eliminar a água corretamente para fora do ambiente.

Tanto o modelo Janela – já citado anteriormente – como os modelos Split Hi-Wall, Piso Teto e Cassete, eliminam água condensada. Nesse caso, o local de instalação é importante e, além disso, uma mangueira de dreno é necessária para que não haja gotejamento em locais indesejados.

O Dreno também deve manter a inclinação correta para que a água possa ser eliminada corretamente para fora do ambiente e não causar vazamentos internos e infiltrações.

9 – O vácuo precisa ser realizado

O vácuo é imprescindível para o bom funcionamento do sistema. Ele serve para eliminar poeiras, detritos, umidade, impurezas e qualquer outro item. Em toda a instalação, o vácuo deve ser realizado por parte do profissional.

O procedimento de vácuo também deve ser realizado em caso de carga de gás e também em mudança do ar-condicionado de lugar. Esse processo garante o bom funcionamento do aparelho e faz com que a vida útil do mesmo seja maior.

Realizar o vácuo na tubulação evita diversos problemas, como o mal funcionamento do aparelho de ar-condicionado e até mesmo a saúde dos usuários pode ser afetada, isso com o surgimento de fungos no ambiente e problemas respiratórios.

10 – Teste de vazamento de fluido refrigerante

Realizada a instalação, o profissional deve testar o sistema e avaliar se não há vazamentos nas tubulações/linhas.

O vazamento de gás (fluido refrigerante) prejudicará o bom funcionamento do aparelho, já que ele é imprescindível para a climatização do ambiente.

Mesmo que o aparelho funcione nos primeiros dias, com o passar do tempo e com o aparelho contendo menos quantidade de gás, chegará ao ponto que o ar-condicionado não conseguirá mais climatizar e garantir o conforto do local, além de causar um aumento no consumo de energia.

Além do teste de estanqueidade, os profissionais possuem diversos itens que ajudam a detectar o vazamento, como aparelhos eletrônicos, líquidos de contrates, entre outros.

Gostou das nossas dicas? Um serviço correto e respeitando as boas práticas sempre será a melhor escolha, garantindo a satisfação dos usuários e aumentando a demanda de serviço. E precisando de instalação de confiança e qualidade para o seu aparelho, você pode optar pelos serviços da Agyx.

A Agyx é uma empresa parceira da Frigelar e especializada em manutenção e instalação de ar-condicionado. Na Frigelar, você encontra os melhores modelos de ar-condicionado para o seu ambiente e pode contratar os serviços da Agyx. Confira no site, no APP ou na loja mais próxima da sua casa.

Acompanhe a Frigelar