Quando trocar o tubo de drenagem do ar-condicionado?

Você que entende do riscado sabe que o dreno é um tipo de cano, mangueira ou duto responsável por escoar a água do aparelho de ar condicionado — seja ele de janela, split ou portátil. Com o passar do tempo, o componente pode ficar tão entupido ou danificado que a única alternativa é substituí-lo. Mas o que evidencia a necessidade de troca? Como executar a tarefa da melhor forma? Saiba agora quando é o momento ideal para realizar a trocar do tubo de drenagem do ar-condicionado.

O Blog do Seu Paschoal preparou um texto para sanar as principais dúvidas sobre o assunto. Prepare-se para reconhecer facilmente qualquer tipo de dano no sistema de drenagem. Entenda, ainda, como efetuar a reposição do item com precisão. Vamos lá!

Chegou a hora de trocar o dreno

Muitos problemas do ar-condicionado têm origem no dreno da água. Em condições inadequadas, corre-se o risco de gotejamento na unidade interna, perda na eficiência do aparelho e mau cheiro no ambiente. Em situações extremas, pode haver infiltração no sistema e panes no equipamento.

Em casos assim, não há limpeza ou reparo que resolva. É por isso que é tão importante confirmar a necessidade de troca do tubo de drenagem.

Um item com dobras ou “estrangulamentos” denuncia o desgaste causado pelo clima. Ou uma instalação incorreta. De maneira semelhante, o aspecto ressecado e quebradiço do componente, provocado pela incidência de luz solar, também aponta para urgência de sua substituição.

O ideal é mudar o item por um produto nem tão rígido e nem tão flexível. Isso porque materiais frágeis podem facilitar o surgimento de furos e rachaduras. Em contrapartida, tubos com pouca flexibilidade podem quebrar com maior facilidade.

Como substituir o sistema de drenagem

Agora que você já sabe que a inspeção visual pode ser suficiente para identificar danos no tubo de drenagem, chegou a hora de entender como fazer a substituição do componente. Trata-se de um procedimento bastante simples. Basta reproduzir o passo a passo a seguir:

  • Primeiramente, localize e verifique qual o tipo de bico do ar-condicionado. A partir disso, escolha a mangueira ideal — geralmente de ½ polegada — e a rosqueie no bico. Recomenda-se prender a mangueira da drenagem a uma braçadeira circular e apertá-la com parafusos. Por fim, escolha um recipiente para a água escorrer — de preferência de tampa fechada.

A drenagem da água no ar-condicionado é feita por meio de mangueiras ou tubos de PVC. O tubo de drenagem sai da unidade evaporadora e é direcionado para um ponto de água pluvial.

Durante a instalação, indica-se utilizar o lado direito para a saída do dreno. As demais tubulações ficam do lado esquerdo da parte interna do equipamento. É importante destacar que o uso de um sifão para expelir a água pode ser necessário.

7 dicas para conservar o tubo de drenagem

Faça a manutenção com um técnico especializado.

Vale a pena alertar o seu cliente sobre algumas práticas que ajudam a garantir o bom funcionamento do dreno de ar-condicionado. A manutenção preventiva, por exemplo, é capaz de reduzir o consumo energético e ampliar a durabilidade do aparelho. Confira sete dicas que fazem a diferença na preservação do tubo de drenagem.

  1. Destaque a importância de contratar uma empresa especializada para instalar o ar-condicionado.
  2. Lembre-se de utilizar peças recomendadas pelo fabricante.
  3. Fique atento se o ar-condicionado estiver pingando. Trata-se de um sinal de iminência de manutenção.
  4. É indispensável a atuação de um profissional para a realização da higienização do equipamento de climatização.
  5. Ofereça um contrato de manutenção que contemple o serviço de reparo de dreno.
  6. Não direcione o duto do dreno para saídas de esgoto. O cheiro é insuportável.
  7. Não posicione o sifão na saída do duto. A água corre o risco de retornar.

E aí, gostou do conteúdo? A Frigelar conta com diversas opções de peças para ares-condicionados em seu catálogo. Para mais informações, ligue para (51) 3314-8977 ou acesse a nossa Central de Ajuda.

Acompanhe a Frigelar