Como realizar o processo de vácuo no sistema do ar-condicionado?

O vácuo é essencial em qualquer instalação de ar-condicionado, seja o equipamento novo ou usado. E para evitar qualquer problema que seja prejudicial para o seu aparelho, é recomendado que apenas profissionais realizem esse procedimento. E como aqui somos parceiros dos refrigeristas, vamos explicar como realizar o processo de vácuo no sistema.

Confira aqui no Blog do Seu Paschoal tudo sobre o processo de realização de vácuo no sistema do ar-condicionado.

O que é o vácuo e para que ele serve?

O vácuo é um procedimento que deve ser realizado para garantir que a tubulação (linha) esteja limpa e sem vestígio de umidade ou sujeira. Em caso de aparelhos usados e troca de lugar onde o equipamento está instalado, o vácuo também serve para retirar resquícios de gás da tubulação.

Uma linha realmente limpa, só é possível com a realização do vácuo e isso vai refletir no bom funcionamento do aparelho, no aumento da vida útil do sistema e consequentemente no reconhecimento do trabalho do profissional que realizou um bom trabalho.

Quando o processo de vácuo deve ser realizado?

O processo de vácuo deve ser realizado em três situações:

  1. Quando o aparelho é novo e for instalado;
  2. Quando o aparelho for retirado para ser trocado de lugar;
  3. Quando o sistema precisar ser aberto para que alguma manutenção seja realizada.

Quais ferramentas e equipamentos eu preciso?

Para realizar o vácuo, os profissionais precisarão de um o manifold (manômetro), a bomba de vácuo e vacuômetro digital. A utilização do manifold serve para que, paralelamente, seja acompanhada a pressão.

A utilização de um manifold também é fundamental para este serviço. E sempre é bom optar por equipamentos de alta qualidade para desempenhar um ótimo resultado. Nesse caso, você encontra qualidade e segurança nos manifolds da linha EOS, marca própria da Frigelar.

O kit de manifold da linha EOS pode ser o equipamento fundamental para os seus serviços.
O kit de manifold da linha EOS pode ser o equipamento fundamental para os seus serviços.

Confira na Frigelar: Kit de Manifold Profissional EOS com mangueira e maleta

Alguns profissionais optam apenas pelo vacuômetro e pela bomba de vácuo, deixando de lado o manifold, mas para isso seria necessário ter dois cabos extras para conectar o vacuômetro tanto ao aparelho de ar condicionado e como até a bomba de vácuo.

O vácuo é feito com a válvula aberta ou fechada?

Existem duas situações: Para aparelhos novos e instalações novas, o vácuo deve ser realizado com a válvula fechada, pois o fluído refrigerante (gás) está no aparelho de ar condicionado.

Para equipamentos em que o gás vazou ou foi retirado, o vácuo pode ser realizado com a válvula aberta. Essa ação garante que o vácuo seja realizado tanto na serpentina, como também na tubulação da unidade externa.

Como realizar o processo de vácuo no sistema do ar-condicionado?

Agora vamos a parte que todos os profissionais que estão lendo nosso conteúdo esperavam: a realização do vácuo.

Bom, no exemplo utilizando o manifold (manômetro), basta ligar o cabo/mangueira azul (de baixa) do manifold na saída de baixa da condensadora. Caso tenha dúvida em identificá-la, é a saída com bitola maior.

A mangueira vermelha deve ser ligada na saída de alta da condensadora, essa é a saída de bitola menor.

A mangueira amarela do manômetro deverá ser conectada no lado esquerdo do vacuômetro. A outra saída do vacuômetro, a do lado direito, deverá ser conectada na bomba de vácuo, utilizando uma mangueira extra para realizar essa conexão.

Bom, agora é só ligar o vacuômetro, ligar a bomba de vácuo e abrir os registros de baixa e de alta no manômetro. Assim, o vacuômetro iniciará a leitura de vácuo.

O próximo passo é ficar atento ao vacuômetro, a medição de mícrons será demonstrada no visor do aparelho e deve ser aguardado que o número estabilize. Isso ocorre geralmente em 250 mícrons, mas é aconselhável observar o manual do aparelho para ver o indicado pelo fabricante.

Caso os mícrons não estabilizem, então provavelmente há algum problema, como um vazamento na linha, por exemplo.

Com o vácuo realizado corretamente, o sistema já está pronto para que o fluido refrigerante seja liberado pela linha e para que o aparelho funcione corretamente.

É obrigatório realizar o vácuo? E se não realizar?

Embora não exista uma lei que obrigue o profissional a realizar o vácuo, esse procedimento tem uma importância fundamental para uma instalação correta e responsável por parte do técnico.

Quando um cliente contrata o serviço de instalação ou troca o aparelho de lugar, o vácuo faz parte dos procedimentos básicos que o profissional deve realizar.

A não realização do vácuo comprometerá a vida útil do aparelho e trará problemas ao seu cliente. Então, profissional, realize o vácuo, pois ele é essencial. O trabalho correto irá gerar a satisfação dos seus clientes e atrair novos para os seus serviços.

Gostou do nosso conteúdo? Deixe abaixo seu comentário sobre a realização do vácuo. Queremos saber sua opinião. E confira as melhores opções dos produtos da Frigelar, fique por dentro das ofertas no site, no APP ou na loja mais próxima da sua casa.

Acompanhe a Frigelar