Honeywell amplia distribuição de Solstice N40 no Japão

A divisão de produtos químicos da Daikin firmou acordo com a Honeywell para distribuir o fluido refrigerante Solstice N40 (R-448A) no Japão, a fim de atender à demanda do mercado local por produtos em conformidade com a Emenda de Kigali ao Protocolo de Montreal, pacto climático ratificado pelo país asiático fim do ano passado.

A Daikin venderá o produto à base de hidrofluorolefina (HFO) sob a marca Creard. Com um potencial de aquecimento global (GWP, em inglês) de 1.273, o R-448A é um substituto não inflamável (A1) para o hidrofluorcarbono (HFC) R-404A e o hidroclorofluorcarbono (HCFC) R-22 em sistemas de refrigeração comercial novos ou existentes.

A indústria química norte-americana, cujos fluidos frigoríficos são distribuídos no Brasil exclusivamente pela Frigelar, revela que mais de 23 mil supermercados em todo o mundo já adotaram o Solstice N40 em seus sistemas de refrigeração, incluindo um número crescente de estabelecimentos no Japão.

No início deste ano, a Honeywell também assinou um acordo semelhante com a Mexichem para distribuir o Solstice N40 na Europa.

“O R-448A é um produto que complementa nossa linha de produtos e permite que nossos clientes cumpram os requisitos legais atuais e futuros do nosso mercado, beneficiando o meio ambiente e a economia”, declarou o gerente sênior de refrigerantes da Daikin, Masahiro Nitta.

Os varejistas de alimentos em todo o mundo estão tendo de cumprir diversos regulamentos com o objetivo de reduzir o uso de HFCs com alto GWP, como o R-404A e o R-507A.

A eliminação gradual de HFCs deve ser estabelecida até 2025 no mercado japonês. O Japão e outros países desenvolvidos vão reduzir o uso deles em 85% até 2036, ação que deverá ajudá-los a atingir as metas de redução de emissões de dióxido de carbono (CO2) do Acordo de Paris.

No entanto, assim como os países da União Europeia, o Japão já vem implantando, unilateralmente, medidas legais restritivas visando a redução gradual de gases fluorados de alto impacto climático.

“Ao ampliar nossa rede de distribuição no Japão, expandiremos a disponibilidade do Solstice N40, ajudando a indústria local a avançar em direção a um futuro com refrigerantes ecologicamente corretos e mais eficientes”, salientou o vice-presidente da área de refrigerantes estacionários da Honeywell, Chris LaPietra.