EPI’s para refrigeração: medidas de segurança ao trabalhar com ar-condicionado

Somente em 2020 foram registrados 46,9 mil acidentes de trabalho no Brasil. É o que mostra o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, desenvolvido pela Plataforma SmartLab. Estima-se que o número seja ainda maior devido à quantidade de subnotificações. É por isso que o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é tão importante — inclusive, no ramo de climatização e refrigeração.

Uma vez conhecidos os perigos que envolvem algumas atividades do ramo, é preciso tomar providências para reduzir riscos e evitar tragédias. Isso é possível por meio de medidas de prevenção a acidentes de trabalho, sendo o EPI um dos meios mais básicos e conhecidos nesta situação.

Continue com o Blog do Seu Paschoal e acompanhe tudo o que você precisa saber sobre EPI para refrigeração.

Afinal, o que é EPI?

Os EPIs são dispositivos ou equipamentos de proteção individual utilizados para ampliar a segurança e saúde dos trabalhadores. De acordo com a Norma Regulamentadora No. 6 (NR-6), EPI é todo instrumento utilizado com a finalidade de proteger os colaboradores de diferentes áreas contra os riscos aos quais estão submetidos.

No setor de climatização e refrigeração, equipamentos como capacete de segurança, óculos de proteção, protetor auricular, luvas de segurança, botina de segurança e cinto do tipo paraquedista com talabarte e sistema trava-quedas são fundamentais para a regulamentação da profissão. Lembre-se: subestimar os riscos ocupacionais está fora de cogitação.

Equipamentos de proteção individual.

Quem deve fornecer os EPIs?

De acordo com a NR-6, o empregador é responsável pela disponibilização gratuita de todo equipamento ou dispositivo necessário para que o trabalhador desempenhe suas atividades em segurança. Considera-se, também, a lista de produtos aprovados pelos órgãos competentes de Higiene do Trabalho, conforme determina a Norma Regulamentadora No. 24 (NR-24). Tanto o oferecimento quanto o uso de EPI são obrigatórios.

A importância dos EPI‘s para refrigeração

Todas as atividades profissionais que envolvam algum tipo de risco físico para o trabalho devem ser cumpridas com o auxílio de EPIs. O ramo de refrigeração não foge à regra. Preocupar-se com a saúde e segurança dos profissionais é a melhor forma de garantir que o trabalho continuará acontecendo com o mínimo possível de imprevistos. Confira algumas situações que comprovam a importância do uso de proteção:

Projeção de partículas ao quebrar a alvenaria

Em razão dos anos de trabalho, técnicos mais experientes podem achar que os óculos de proteção são dispensáveis. Nada disso. Na parte da obra civil, a projeção de partículas é um problema que acompanha a quebra de alvenarias. Além disso, a utilização de óculos com janela de ventilação aberta ou ventilação protegida resguarda os olhos da radiação ultravioleta ou radiação infravermelha. Não deixe de usar o acessório durante a instalação de aparelhos de ar condicionado.

Trabalho em altura

O trabalho de instalação ou manutenção realizado em altura exige o máximo cuidado por parte do profissional. Cinto tipo paraquedista, cabo guia e talabarte são acessórios indispensáveis para garantir a segurança e mobilidade do técnico de climatização. Por conta da influência no valor do serviço, esses detalhes precisam ser discutidos com o cliente bem antes de começar a atividade. Outra exigência é a realização do Treinamento de Trabalho em Altura.

Aposte na Análise Preliminar de Risco (APR)

Também é importante elaborar a Análise Preliminar de Risco (APR). A avaliação serve para aprofundar os eventuais riscos que envolvem o trabalho. O estudo precisa considerar todas as fases de realização, propondo ações e correções, com o objetivo de ampliar o conforto dos trabalhadores e prevenir acidentes. Sua estruturação está prevista em muitas normas regulamentadoras, incluindo a NR-35 — que é um importante instrumento de referência para os trabalhos realizados em altura.

Leia também:

Uso de EPI, sempre uma boa dica

Uso de EPI se torna mais que obrigação em tempos de coronavírus

Você também faz questão de utilizar EPI ao realizar a instalação e manutenção de refrigeradores e ares-condicionados? A Frigelar conta com alguns equipamentos de proteção individual em seu catálogo. Para mais informações, ligue para (51) 3314-8977 ou acesse a nossa Central de Ajuda.

Acompanhe a Frigelar