Como é feita a troca de compressor no ar-condicionado split

Sempre que o ar-condicionado estraga, torcemos para que o problema passe longe do compressor. Isso porque o componente funciona como o coração do sistema e, além de tudo, costuma ser bastante caro. Mas tem vezes que o travamento da peça é inevitável. Sobretudo, quando o protocolo de manutenção indicado pelo fabricante é desprezado pelo cliente. Nesse caso, a troca de compressor no ar-condicionado acaba sendo necessária.

A seguir, o Blog do Seu Paschoal ensina a garantir a troca correta do compressor, reduzindo as chances de retrabalho para o técnico. Confira!

Sinais de problema no compressor

Quando o ar-condicionado começa a funcionar de maneira irregular, é comum procurar alguma falha na sua parte interna. No entanto, o defeito pode estar no compressor, que fica localizado dentro da condensadora. A peça, quando danificada, compromete a climatização do ambiente, além de prejudicar o desempenho de todo o sistema.

Conheça os quatro principais indícios de defeito no componente que atua como motor do ar-condicionado:

O ar parou de gelar o ambiente

A evaporadora começou a liberar ar quente, ao invés de frio? O problema aponta para uma possível queima dos fusíveis do compressor. No entanto, é preciso verificar a capacitância da peça para identificar a origem do defeito com precisão.

A conta de luz aumentou muito

O compressor normalmente é a peça de maior consumo energético do aparelho de ar-condicionado. Se o cliente identificar um aumento excessivo na conta de luz, é possível que o compressor esteja ligando e desligando mais do que o necessário.

A condensadora está fazendo mais barulho que o normal

Todo técnico sabe que a presença de barulhos faz parte do funcionamento da unidade externa do ar-condicionado. No entanto, ruídos excessivos, resultantes da partida do compressor, podem indicar a folga de componentes internos ou algum vazamento no equipamento.

O componente está superaquecido

O aquecimento do compressor do ar-condicionado é uma característica do seu funcionamento. O superaquecimento, por outro lado, é uma anormalidade que pode levar à redução da vida útil do aparelho e ao aumento do consumo energético.

Melhores práticas para troca de compressor no ar-condicionado

Compressor Rotativo Fujitsu para Ar Condicionado.

Você já sabe que o compressor precisa estar em boas condições para que o fluido seja distribuído de maneira adequada. Na verdade, todo o sistema de refrigeração tende a ser prejudicado pelo mau estado de conservação do componente. Nesse caso, a troca é indispensável.

Veja algumas orientações práticas sobre como realizar a substituição de compressores de ar-condicionado split:

1. Colete o máximo de informações

O histórico de manutenções e até mesmo o clima podem afetar a durabilidade do componente. Portanto, para uma melhor inspeção visual, recomenda-se registar o maior número possível de informações sobre o regime de trabalho do equipamento.

2. Mantenha o compressor limpo e seco

A tubulação de cobre precisa estar livre de umidade e devidamente higienizada em caso de manutenção. Também é importante evitar que o conjunto de tubos fique aberto por mais de 15 minutos. A medida ajuda a minimizar o risco de entrada de umidade no óleo lubrificante.

3. Verifique vazamentos

É indicado pressurizar o sistema com nitrogênio a uma pressão de 75 a 100 psi. Você saberá que o sistema está estanque se houver menos de 0,5 psi de variação depois de cerca de meia hora. Outra boa prática é procurar por microvazamentos nas regiões brasadas.

4. Remova todos os gases e a umidade

Os gases não condensáveis causam alta pressão de descarga. Por isso, é importante fazer a sua remoção do sistema de refrigeração. Para tanto, recomenda-se a realização de vácuo do sistema por um período mínimo de 15 minutos.

5. Adicione a carga de gás correta

A carga de gás deve ser pesada sempre de acordo com a quantidade indicada na etiqueta do equipamento. Quando o fluido refrigerante a ser adicionado no sistema for uma mistura de gases, a carga deve ser feita obrigatoriamente na forma líquida.

Leia também:

Saiba como fazer a troca de um compressor com inversor de frequência

Saiba como garantir o retorno de óleo para o compressor

O compressor do ar-condicionado não desliga? Entenda o que pode estar causando esse problema

Excesso de gás pode comprometer o bom funcionamento do compressor do ar-condicionado

E aí, gostou do conteúdo? A Frigelar conta com diversas opções de compressores, lubrificantes e refrigerantes em seu catálogo. Para mais informações, ligue para (51) 3314-8977 ou acesse a nossa Central de Ajuda.

Acompanhe a Frigelar