Ruídos na condensadora: o que fazer?

É sempre importante dar atenção ao ouvir as queixas dos clientes, mas o técnico de climatização também precisa escutar o que o próprio aparelho tem a dizer. Os diferentes ruídos emitidos pelo equipamento de ar condicionado podem denunciar uma variedade de problemas. Entre eles, danos na parte elétrica, vazamento de refrigerante e entupimento na drenagem de condensado.

A capacidade de identificar a natureza dos defeitos a partir do som é fruto, principalmente, da experiência. No entanto, para acelerar o seu aprendizado, o Blog do Seu Paschoal elencou os diferentes tipos de ruídos na condensadora, levantando as causas mais prováveis do incômodo. Confira a seguir:

O que é uma unidade condensadora

Antes de começar, é importante relembrar as principais características da unidade condensadora. Estamos falando de um conjunto de componentes responsável por comprimir e resfriar o fluido refrigerante. É montado no lado de alta pressão do sistema. Composta pelo compressor, condensador e ventilador, uma condensadora também pode acomodar itens extras, como tanque de líquido, filtro secador, válvula de serviço, grade de proteção e bandeja de evaporação.

Para que serve a condensadora

Existem diferentes modelos de unidades condensadoras. Indicadas para alta, média e baixa temperatura de evaporação, elas vão desde pequena aplicação (que pode ser utilizada em uma residência) até de grande escala (indicada para indústrias e fábricas). As utilizações mais comuns são: câmaras frigoríficas, balcões expositores, bebedouros, refrigeradores comerciais, hospitais e restaurantes.

O que significa cada tipo de som

Preste atenção ao perceber algum tipo de vibração ou ruído vindo do lado de fora do ambiente climatizado. Cada variação de som tem um significado diferente. A boa notícia é que o incômodo nem sempre é sinônimo de problema. Continue com a gente para conhecer as principais causas dos ruídos emitidos pela condensadora, aprendendo a eliminá-los quando necessário.

Batida / Tilintar / Chacoalhar

Causa

  • Quando a unidade externa não está nivelada.
  • Quando houver uma substância estranha na entrada ou dentro da unidade externa.

Solução

  • Instale a unidade externa em local nivelado e plano.
  • Desligue o aparelho e remova a grade para verificar a existência de substâncias estranhas.

Ruído de gás ou água fluindo

Causa

  • Quando o gás refrigerante circula dentro do produto.
  • Quando a água escoa e flui para o exterior.

Solução

  • É uma manifestação normal do sistema.

Som do motor ou compressor

Causa

  • Quando o compressor da unidade externa opera para produzir aquecimento ou resfriamento interno.

Solução

  • É uma manifestação normal do sistema.

Boas práticas para prevenir o problema

Profissionais da Agyx em manutenção de condensadora.

Você também pode seguir algumas recomendações para ajudar a evitar o mau funcionamento da condensadora. Fique ligado:

Qualifique o processo de instalação

A unidade condensadora deve ser instalada em um ambiente ventilado, permitindo a entrega de ar fresco para o condensador. Evite locais próximos a paredes ou fontes de calor, assim como espaços com alta incidência de raios solares, poeira, chuvas e correntes de ar. Outra dica importante é a escolha de uma superfície firme e resistente. Também é indicada a utilização da tubulação mais curta e simples possível, para evitar o acúmulo e retenção do óleo (o que pode danificar o compressor).

Elabore um plano de manutenção

Para climatizar o ambiente, os componentes do aparelho precisam funcionar em harmonia. Fique atento aos sinais de necessidade de manutenção. Caso o ar-condicionado não esteja gelando corretamente, pode ser que o equipamento tenha acumulado poeira ou mofo. Agora, se o equipamento estiver pingando muita água, o problema é pode ser maior, como algum cano ou a própria unidade externa vazando. Nesse caso, é preciso interromper a utilização do aparelho na tentativa de preservar os seus componentes.

Higienize o equipamento regularmente

Uma última dica é realizar a higienização superficial da unidade externa com frequência. Você pode remover plantas ou folhagens no entorno do equipamento com um pano úmido ou aspirador de pó. Mas atenção: retirar o aparelho da tomada antes de qualquer atividade de limpeza é fundamental. Também é importante evitar a introdução de líquidos no motor do ventilador. A prática pode ser prejudicial aos mecanismos internos.

E se você ainda não tem o seu ar-condicionado e pretende comprar, lembre-se também que na Frigelar você pode contratar nossos profissionais da AGYX para realizarem o serviço de instalação do seu aparelho. A AGYX possui uma rede de profissionais altamente capacitados, oferece um serviço com agendamento e disponibiliza até seis meses de garantia do seu trabalho.

E na procura de um novo aparelho de ar-condicionado, aqui na Frigelar você encontra diversos modelos que irão transformar a sua casa. Confira as nossas ofertas no site, no aplicativo e nas nossas lojas!

Você sabe qual é a melhor unidade condensadora para a aplicação do seu cliente? Entre em contato com a equipe de vendas da Frigelar. É só ligar para (51) 3314-8977 ou acessar a nossa Central de Ajuda. Estaremos te esperando!

Acompanhe a Frigelar