Uso de EPI se torna mais que obrigação em tempos de coronavírus

A cada dia, milhares de novos casos de covid-19, doença respiratória causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2), são confirmados em todo mundo. No Brasil, já estamos numa situação em que está caracterizado o quadro de transmissão comunitária, segundo o Ministério da Saúde.

Preocupada com a pandemia dessa infecção respiratória, a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava) acaba de publicar um informe aos profissionais dos setor, para que todos reforcem os cuidados preventivos durante a execução de seus serviços nesse período.

Como sabemos, um sistema de climatização é composto por filtros de ar, bandeja de condensação, serpentinas e ventiladores. Por padrão, sempre devemos usar equipamentos de proteção individual (EPIs) durante as atividades de limpeza e higienização desses equipamentos.

Em tempos de coronavírus, o uso de EPIs se torna mais que uma obrigação. Por isso, quando em campo, não podemos nunca abrir mão do uso de máscaras, luvas e óculos de segurança durante manejo de filtros de ar descartáveis ou filtros permanente, assim como durante os processos de limpeza e higienização de bandejas de condensação, serpentinas, ventiladores e demais componentes.

Outra ação importante é a remoção dos filtros descartáveis somente por meio do uso de sacos plásticos (sacos de lixo), além do reforço no asseio e limpeza de todas as salas de máquinas, que devem se mantidas totalmente limpas, livres de objetos quaisquer, com suas portas trancadas e com entrada permitida somente a pessoas autorizadas.

Ademais, todos os filtros de ar novos devem ser armazenados em embalagens apropriadas, sem o contato com o ar antes de seu uso efetivo, conforme salienta a Abrava.

Num comunicado ao mercado, a Frigelar destaca que “reconhece e apoia o trabalho de empresas e profissionais de climatização e refrigeração que, nesses tempos difíceis, continuam prestando um serviço essencial para a sociedade, mantendo em funcionamento fábricas de medicamentos, indústrias de alimentos e instalações de TI”.

“Hospitais, farmácias, supermercados e outras atividades vitais dependem de empresas e profissionais de refrigeração”, reforça a empresa, destacando que a rede está preparada para atender seus clientes através de seus telefones e ramais diretos das equipes de vendas durante a pandemia de covid-19.

“Nossas filiais possuem uma estrutura de delivery pronta para que você receba os produtos na sua casa e empresa com todo conforto e segurança”, informa a empresa.

Os profissionais do setor podem entrar em contato com a rede por meio dos telefones 4007-2808 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800-008-8999 (outras regiões).