Emerson homologa HFO da Honeywell

Você sabia que a Emerson está conduzindo um extenso programa de qualificação de fluidos refrigerantes de menor potencial de aquecimento global (GWP, em inglês) para uso na linha de compressores herméticos Copeland CS, e uma dessas substâncias é o Solstice N40 (R-448A)?

A empresa ressalta que remodelações minunciosas do sistema de refrigeração podem ser necessárias para eliminar a possibilidade de danificar os equipamentos, pois as novas alternativas não serão homologadas como substitutas diretas (drop-in).

Atualmente, a linha CS está aprovada para uso com os hidrofluorcarbonos (HFCs) R-134a, R-404A e R-507. As unidades aprovadas para uso com Solstice N40, fluido refrigerante à base de hidrofluorolefina (HFO) desenvolvido pela Honeywell para substituir o R-404A e o R-22, estarão disponíveis no mercado primeiro trimestre de 2019.

A Emerson informa que a aprovação dos novos fluidos para uso na linha de compressores Copeland CS oferece aos clientes maior flexibilidade na hora de escolher substitutos para atender a requisitos regulatórios externos, bem como iniciativas internas de sustentabilidade.

“O setor de refrigeração continua a evoluir e estamos trabalhando para permitir que nossos clientes tenham o meio mais fácil de acompanhar essa evolução”, disse Varun Garg, gerente de produtos da companhia, no comunicado distribuído à imprensa.

Segundo a Emerson, os compressores herméticos Copeland CS são, geralmente, aplicados em equipamentos walk-in autonômos e remotos, usados para armazenar gelo, sorvetes, comida congelada e bebidas.

Gás refrigerante Solstice N40, substância à base de hidrofluorolefina (HFO) desenvolvida pela Honeywell
Solstice N40, fluido refrigerante à base de HFO desenvolvido pela Honeywell, indústria química norte-americana cujos produtos são distribuídos exclusivamente pela Frigelar no Brasil