Ruídos do ar-condicionado podem ser eliminados pela boa manutenção

Todos nós sabemos que o catálogo do compressor sempre informa quantos decibéis ele produz ao funcionar. O fato, porém, é que nem sempre pode-se levar essa informação ao pé da letra, pois existe uma série de fatores externos capaz de influir no nível de ruído provocado pelo aparelho.

Por mais que as fábricas se esforcem para fazer pistões, bielas, válvulas, muflas e outros componentes funcionarem como uma verdadeira orquestra harmoniosa, porém com o máximo silêncio possível, podem surgir diferentes causas de barulho bem longe da linha de montagem.

Ao trocar o amortecedor que fica na base do compressor, por exemplo, é preciso atenção especial com todas as fixações. Quando se apertam pouco os parafusos, as folgas podem causar vibrações, mas se a pressão for em excesso, isso pode esmagar o amortecedor e provocar o mesmo problema.

Soldar a tubulação que segue para o condensador é outro momento delicado da operação, pois o uso de solda em demasia pode provocar obstruções, uma conhecida causa de ruídos.

Igualmente importante para evitar reclamações dos usuários e chamados indevidos para a possível substituição do compressor, vale a pena observar mais um cuidado envolvendo os tubos que chegam e saem dele, pois caso encostem no painel ou em alguma outra superfície, é ruído na certa.

Bem, vale a pena tomar cuidados assim no dia a dia, já que barulhos intermitentes, segundo o Inmetro, podem causar desde distúrbios no sono até surdez, estresse, ansiedade, falta de concentração, dores de cabeça, problemas digestivos e comportamento agressivo.