Ar-condicionado diminui efeitos da poluição

As janelas abertas para receber aquela brisa salvadora, quando os termômetros estão nas alturas, muitas vezes também permitem a entrada no ambiente de indesejáveis visitantes invisíveis.

Estou falando das partículas trazidas pela poluição típica das grandes cidades, principalmente as mais leves, que, ao invés de cair no chão ou sobre os móveis, ficam em suspensão e são respiradas por nós.

Não pense ser coisa simples. Estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que mais de 10% das mortes têm a ver com a poluição do ar, o mesmo ocorrendo com praticamente um terço dos casos fatais de câncer do pulmão, derrames e doenças cardíacas.

A melhor forma de evitar um ar interior totalmente saturado, com as janelas fechadas, ou então ameaçado pela entrada indiscriminada de poluentes, é contar com um sistema de climatização bem instalado e mantido.

O primeiro cuidado que o consumidor deve ter é contratar profissionais legalmente habilitados, trabalhando dentro das boas práticas de instalação e seguindo as normas técnicas brasileiras do setor.

O segundo, fica por conta de uma manutenção adequada no dia a dia, seguindo à risca as instruções do Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC).

Essas providências no campo preventivo incluem a limpeza regular dos filtros da evaporadora e uma completa higienização da condensadora, pelo menos uma vez por ano, o que às vezes requer a retirada da unidade.

Por mais que já tenha avançado em nosso país a importância dada a essas questões, muita gente ainda pensa muito mais em conforto do que propriamente na qualidade do ar, quando resolve ter um condicionador em sua casa ou escritório.

Isso significa o desperdício de um recurso importante, porque, além de melhorar a sensação térmica, os equipamentos do gênero ajudam bastante a manter em ordem a saúde de quem vive ou trabalha ao seu redor.

Por isso, profissionais do setor como nós, refrigeristas, sempre encontramos nas lojas da Frigelar um portfólio completo de soluções para higienização de sistemas de ar-condicionado, composto por máquinas de limpeza e peças de reposição, como filtros, além de higienizadores.