Conheça melhor o filtro secador

Muitas vezes as coisas andam mal num sistema de HVAC-R por causa de um componente nem sempre valorizado, mas que faz toda a diferença. Estou falando, meu amigo, do filtro secador da linha de líquido refrigerante.

Como você sabe, ele se destina a remover materiais estranhos como umidade, sujeira, fluxo de solda, pequenas partículas decorrentes da brasagem e todo tipo de ácido, tanto nos sistemas de refrigeradores quanto nos de ar-condicionado.

Mas existem alguns inimigos naturais dessa peça que acabam restringindo seu poder de ação, principalmente umidade, lama ou o óleo, que entram no circuito por causa de falhas de manutenção ou condições operacionais extremas.

Com relação à umidade excessiva, principal vilão na vida de um filtro secador, existem várias causas, com destaque para técnicas inadequadas de vácuo, manuseio incorreto de lubrificantes higroscópicos, erros ao manipular os tubos durante a instalação ou então nas operações de brasagem.

O grande segredo para o bom funcionamento desse item tão importante reside em dois materiais normalmente utilizados no seu interior, a alumina ativada e a peneira molecular.

A primeira remove moléculas de ácidos orgânicos e também os inorgânicos, formados quando o refrigerante e a água se decompõem a partir de temperaturas muito altas, situação normalmente conhecida como burn out do sistema. Também é utilizada com frequência para limpezas ácidas após uma queima.

A peneira molecular, por sua vez, se caracteriza por ser uma estrutura em forma de favos de mel, com cavidades de tamanho uniforme, e pode ter sua função modificada com base em sua polaridade (carga) ou tamanho.

Ela é capaz, por exemplo, deixar passar livremente moléculas maiores, como refrigerantes e lubrificantes, mas reter completamente o fluxo de água.

Finalmente, para fazer mais jus ainda ao seu nome, o filtro secador também realiza a função de filtragem, por meio de uma tela, malha de arame ou o próprio núcleo dessecante.

Um cuidado extra a tomar nesse campo é verificar periodicamente se não existem finas partículas acumuladas ao longo do tempo no corpo do filtro, pois isso pode provocar as sempre indesejáveis condensações.

Bem, agora que você conhece melhor esse nosso aliado, inclusive por dentro, tenho certeza de que passará a vê-lo de forma diferente, a cada nova compra ou instalação.