Tubos capilares: quando e por que usá-los?

Tem certos componentes que a gente usa tanto no dia a dia que às vezes acaba se esquecendo da medida exata de sua importância.

Um desses itens são os tubos capilares, dispositivos muito usados nos sistemas domésticos de refrigeração e climatização e instalações comerciais de pequeno porte.

Sua função, basicamente, é reduzir a pressão do fluido refrigerante no estado líquido, separando os lados de baixa e alta.

Devido ao fato de serem de cobre e terem pequenos diâmetros, através deles o fluido trafega em alta velocidade e perde parte de sua pressão, permitindo a equalização desse parâmetro até mesmo durante o ciclo desligado do compressor.

Tudo isso com baixo custo e fácil instalação, vantagens que muitas vezes levam sistemas de grande porte a também utilizá-los, o que nem sempre é recomendável pelo menor rendimento apresentado nessas obras em comparação ao uso de válvulas com a mesma finalidade.

Mas nos pequenos circuitos, quando os tubos capilares são mesmo a melhor opção, existe uma providência importante que sempre deve ser tomada: a instalação de um filtro secador.

Com essa medida relativamente simples, podem-se evitar obstruções e perda de função, ao remover umidade e impurezas do sistema, antes que o refrigerante comece a escoar em seu interior.