Livro ensina a lidar com o cobre

A Senai-SP Editora acaba de lançar um livro bastante interessante para o nosso aprimoramento profissional: “Boas práticas no uso do cobre para refrigeração e climatização”.

Esta obra foi elaborada para apresentar as mais importantes ferramentas e procedimentos técnicos empregados nos serviços de instalação, operação, manutenção e reparo de sistemas do gênero.

Durante seu lançamento, eu bati um papo com o seu autor, o professor José de Jesus Amaral Marques, que dá aula na Escola Senai “Oscar Rodrigues Alves”, em São Paulo. Claro, aproveitei a ocasião para perguntar a ele algumas dicas básicas que a gente pode adotar no dia a dia.

A primeira coisa destacada pelo professor Amaral é a importância de se chegar à obra e estocar os tubos num local limpo, livre de oxidação e com as pontas devidamente tampadas.

Na hora da brasagem, precisa conhecer muito bem os materiais de adição, aqueles que muitos colegas chamam de solda, respondendo a perguntas como: De que forma eu trabalho com essa vareta? Qual é o manuseio correto? E a temperatura?

O uso do nitrogênio passante, a chamada atmosfera modificada, também é lembrado pelo professor, o mesmo acontecendo com a técnica de flangeamento, jamais devendo-se esquecer de colocar a porca e fazer o flange bem-feito.

Nessa hora, aliás, ele aponta o flangeador excêntrico como o mais acessível e funcional, pois garante uma boa conformação e o flange perfeito, já que manualmente, por mais habilidoso que o técnico seja, acaba havendo desperdícios. Apertos diferentes, por exemplo, danificam o escoamento do metal no niple ou na válvula de vedação.

As vantagens do cobre também são frisadas no livro, principalmente a durabilidade, que o professor Amaral associa a uma maior economia, seja de material, energia ou fluido refrigerante, ao evitar vazamentos.

Seu ponto fraco, contudo, é não poder ser aplicado em instalações com amônia, embora funcione normalmente com os halogenados e os naturais, como o propano (R-290) e o isobutano (R-600a), fluidos refrigerantes cada vez mais adotados no setor.

Para mais informações sobre o livro, acesse o site da Senai-SP Editora.