Ar-condicionado sopra ar quente no ciclo frio: Saiba o que fazer

Não são poucas as cidades brasileiras em que as pessoas dependem da climatização. Isso acontece tanto para aumentar o conforto dentro dos ambientes quanto para equilibrar a temperatura corporal. Porém mais do que uma questão de bem-estar, o ar-condicionado é um item de saúde: ele ajuda a melhorar a qualidade do ar e reduz a desidratação. Mas o seu ar-condicionado sopra ar quente no ciclo frio?

O que acontece quando o aparelho começa a dar sinais de falhas? Como agir rapidamente para continuar tirando o melhor proveito da máquina? Um dos problemas que mais assombram — e irritam — os usuários do ar-condicionado é quando o aparelho sopra ar quente mesmo quando configurado no modo frio.

Na maioria das vezes, a adversidade não indica uma grande disfunção, mas nem por isso deixa de ser digna de atenção. No texto de hoje, o Blog do Seu Paschoal desvenda cinco possíveis razões para o ar-condicionado estar configurado no Frio e mesmo assim soprar vento quente. Confira a seguir!

1. Defeito no termostato

Uma dica que todo profissional conhece bem: é preciso avaliar o funcionamento do termostato. A configuração do aparelho também deve ser levada em consideração. A opção automática manda o equipamento usar o ventilador para resfriar o ambiente, mas quando as temperaturas não são adequadas, o ar-condicionado começa a soprar ar quente.

2. Problema elétrico

Como você bem sabe, o ar-condicionado é um equipamento que requer muita eletricidade. Logo, o excesso de carga no circuito geral da casa prejudica seu desempenho. Se isso acontecer, o equipamento pode desligar imediatamente. Em situações assim, é fundamental a contratação de serviços especializados, a fim de evitar a situação indesejada.

3. Obstrução da saída de ar

Filtros sujos podem ser um grande problema para o funcionamento do seu aparelho.

O acúmulo de sujeira é um problema e tanto para sistemas de ar condicionado dutados. O mesmo acontece com os filtros, mais frequentes nos aparelhos residenciais. A obstrução no caso dos dutos é um contratempo que exige a contratação de um profissional. Em relação aos filtros, a higienização pode ser realizada pelo próprio cliente — veja algumas dicas aqui.

4. Entupimento da bobina da evaporadora

A presença de poeira e detritos impede o fluxo normal dentro dos dutos. Quando não há lugar para o frio escapar, ele permanece dentro do aparelho. Como resultado, haverá um congelamento da bobina — o que impacta diretamente no desempenho do ar-condicionado. A indicação é limpar os filtros, os dutos e desligar o aparelho.

5. Vazamento de fluido refrigerante

A baixa performance na refrigeração do aparelho de ar condicionado também pode indicar algum vazamento de gás. Nesses casos, o técnico precisa avaliar as tubulações e conexões do aparelho, na tentativa de resolver o problema imediatamente. Afinal, o vazamento é um risco para a saúde e integridade física do cliente, tendo em vista a base inflamável do fluido.

Como resolver o problema

A solução do problema depende muito da sua origem. Se o ambiente não ficar mais frio mesmo com uma hora de trabalho do aparelho, pode haver algum vazamento no sistema, causando baixa ou nenhuma refrigeração. De outra forma, um zumbido indica defeitos no disjuntor. Em pouco tempo, ele pode ser desarmado ou apresentar problemas mecânicos que o impeçam de ser desligado normalmente.

O mais importante é saber identificar a causa do problema. A partir disso, é possível traçar um plano de ação para realizar os ajustes necessários, ou mesmo a substituição de componentes. No caso de obstrução de filtros, dutos ou bobinas, o problema é mais facilmente resolvido com a ajuda de procedimentos de limpeza.

Se houver a necessidade de manutenção com correção de vazamento e carga de gás, no entanto, a atuação de uma empresa especializada é indispensável. É aí que você, profissional de refrigeração, entra: ajudando na tarefa de averiguação das causas para encontrar a melhor solução para o problema.

E aí, gostou do conteúdo? A Frigelar conta com diversas opções de instrumentos para manutenção e reparos em seu catálogo. Para mais informações, ligue para (51) 3314-8977 ou acesse a nossa Central de Ajuda.

Acompanhe a Frigelar