Gás do sistema frigorífico: aprenda a realizar a carga

Os refrigeradores quase sempre são constituídos por quatro componentes: condensador, evaporador, compressor e dispositivo de expansão. Esses sistemas são alimentados por fluidos refrigerantes — aqueles conhecidos compostos químicos que colocam o aparelho em ação. Isso tudo você já sabe, mas como posso realizar a carga de gás do sistema frigorífico?

O difícil mesmo é avaliar a sensibilidade de carga em relação às diferentes condições de operação do equipamento. Mas nada é mais importante do que isso. Afinal, tanto o excesso quanto a falta de gás podem prejudicar o desempenho do sistema. Sem falar no impacto direto na conta de luz — e, claro, na saúde do planeta.

No texto de hoje, o Blog do Seu Paschoal ensina a fazer a otimização da carga de fluido em sistemas de refrigeração.

O fluido refrigerante pode acabar?

Mesmo com a transformação do líquido em gás, o fluido refrigerante não evapora. Isso significa que o produto não deveria acabar nunca. O problema é que pode haver vazamentos no sistema. Assim, antes de calcular a carga do gás refrigerante, é preciso certificar o bom funcionamento da linha e das tubulações. Somente depois é possível introduzir a carga de fluido no aparelho de ar condicionado.

Como saber se o fluido do ar-condicionado está baixo

Na maioria das vezes, até mesmo um leigo pode identificar os sinais de carga baixa no sistema frigorífico. Relembre os principais indicadores de falta de gás, a fim de educar a clientela e evitar problemas maiores.

  • O aparelho de ar condicionado não liga;
  • O ambiente continua sem controle térmico;
  • Em funcionamento, o ar-condicionado pinga;
  • O aparelho consome mais energia do que o normal;
  • O equipamento de refrigeração propaga um cheiro desagradável.

Como colocar fluido no aparelho de refrigeração

Agora que você sabe identificar possíveis vazamentos (assim como o nível de carga), chegou a hora de aprender a colocar gás no ar condicionado. Antes de qualquer coisa, é importante realizar a carga com o manifold. O equipamento mede valores como pressão e temperaturas de operação para a transferência do fluido refrigerante e também para a evacuação do sistema. Além disso, é necessário portar mangueiras, medidores, bomba de vácuo e balança de gás refrigerante.

Veja um passo a passo simplificado para a realização do carregamento a partir da leitura do manual do produto:

  1. Em primeiro lugar, realize um bom vácuo no sistema — que tenha atingido pelo menos 500 µHg.
  2. A carga deve ser exatamente igual à especificada (sempre indicada na etiqueta do produto). Confira as instruções para realizar o cálculo correto da carga de fluido do ar-condicionado.
  3. A partir da leitura do manual, também é possível identificar a temperatura e a pressão de gás. Além disso, o material contém informações sobre o estado físico correto para a realização da carga.
É sempre importante realizar a carga com o manifold.

Dicas para colocar a carga de gás do sistema frigorífico

Atente-se para especificidades como tamanho da tubulação e carga ideal. Caso não seja possível identificar a carga correta total da unidade de refrigeração, deve-se fazer uma estimativa a partir do tamanho e da capacidade dela. O carregamento pode ser feito com uma quantia de 50% a 70% do valor em questão.

Em seguida, ligue o sistema e monitore o acréscimo da carga por meio de manômetros, balança, temperatura e corrente elétrica. Um cuidado importante é verificar se a realização de carga de gás interfere na garantia do equipamento. Em caso positivo, a informação precisa ser compartilhada com o cliente.

Cuidados importantes para a realização da carga

Em caso de vazamento de fluido frigorífico, é preciso recolher a sobra do sistema antes de realizar as atividades de manutenção e reparo. Somente assim é possível determinar a carga exata contida no circuito. Recomenda-se, também, medir a quantidade de fluido recolhida, além de verificar a quantidade de fluido necessária para completar a carga, de modo a evitar qualquer tipo de excesso.

Existem outros cuidados importantes para realizar o procedimento com eficiência e segurança. Confira:

  • A corrente elétrica do compressor depende de múltiplas variáveis, como as pressões de sucção e descarga. Portanto, não se trata de um valor confiável.
  • O sub-resfriamento da linha de líquido e o superaquecimento da linha de sucção devem ser usados apenas em sistemas com válvula de expansão termostática.
  • O ideal é conhecer a folha de dados — onde consta os parâmetros de funcionamento do equipamento — e comparar com os valores reais de funcionamento.

E aí, gostou do conteúdo? A Frigelar conta com diversas opções de instrumentos para manutenção e reparos em seu catálogo. Para mais informações, ligue para (51) 3314-8977 ou acesse a nossa Central de Ajuda.

Acompanhe a Frigelar