10 regras de ouro para quem trabalha com refrigeração e ar condicionado

Quem é refrigerista de verdade sabe muito bem que vazamentos de fluidos refrigerantes prejudicam o meio ambiente, além de afetar a eficiência energética e reduzir a vida útil dos equipamentos de refrigeração e ar condicionado.

Segundo o Programa Brasileiro de Eliminação de HCFCs (PBH), dez regras de ouro precisam ser aplicadas em campo pelos profissionais do setor para que isso não aconteça, sendo elas:

1) Sempre aplique boas práticas e trabalhe com segurança.

2) Sempre recolha o fluido frigorífico antes de reparar ou desativar um sistema.

3) Recicle os fluidos frigoríficos sempre quando for possível.

4) Fluidos frigoríficos contaminados devem ser armazenados de forma segura e, posteriormente, encaminhados para a destruição.

5) Vazamentos devem ser identificados e reparados antes que o sistema seja recarregado com uma nova carga de fluido frigorífico. E não considere a existência de apenas um ponto de vazamento.

6) Melhore as técnicas relacionadas ao manuseio de fluidos frigoríficos. Por exemplo, não purgue com fluido frigorífico as mangueiras de refrigeração.

7) Esvazie o cilindro de fluido frigorífico antes de descartá-lo.

8) Mantenha os parâmetros de operação do sistema de refrigeração e ar condicionado, tais como pressões, temperaturas, corrente elétrica e rendimento conforme recomendado pelo fabricante, garantindo melhora na eficiência energética e aumento da vida útil dos equipamentos.

9) Mantenha o histórico dos serviços de manutenção no livro de registro.

10) Mantenha uma comunicação efetiva e atualizada com o proprietário/operador do equipamento e sempre registre e informe sobre falhas e intervenções no sistema, tais como problemas relacionados a vazamentos e manutenções preventivas e corretivas.

Por falar em fluidos refrigerantes, a área de meio ambiente da Frigelar presta consultoria e treinamento para gestão de sistemas de refrigeração e climatização, com foco na preservação ambiental.

A empresa possui um dos principais centros de regeneração do Brasil, com autorização do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) para realizar a logística e os procedimentos de limpeza de embalagens, transvasagem e armazenagem de todos os tipos CFCs, HCFCs e HFCs.

Esse centro de regeneração atende a todas leis e normas do setor vigentes (Conama 267 e ISO 14000), fornecendo assim as documentações necessárias para cumprimento das exigências ambientais.

Além disso, você encontra nas lojas da rede tudo o que é necessário para realizar um trabalho seguro e bem-feito, como equipamentos de proteção individual (EPIs), bombas de vácuo, cilindros de recolhimento de refrigerantes, recolhedoras e recicladoras, cortadores de tubo, maçaricos, aditivos selantes (tapa fugas), flangeadores, isolantes térmicos e muito mais.