Mercado de câmaras frias impulsiona negócios da Frigelar

A Frigelar tem aumentado sua participação no mercado nacional de refrigeração comercial e industrial, fornecendo soluções inovadoras para projetos de câmaras frigoríficas, sempre com responsabilidade e com o foco na satisfação total de seus clientes.

“O resultado de um processo consistente da nossa engenharia de aplicação, somado ao uso de práticas comerciais éticas, só faz fortalecer o nome da empresa, tornando a divisão EOS Termoisolantes reconhecida pela excelência na fabricação de câmaras frigoríficas em todo o território nacional”, salienta o gerente de vendas da área, Rui Ribeiro.

Segundo o gestor, o mercado de câmaras e portas frigoríficas se movimenta em sintonia com as últimas tendências tecnológicas da indústria de refrigeração.

Nos últimos anos, “vimos o surgimento de algumas tecnologias em termos de gerenciamento inteligente das estruturas frigoríficas, sistemas eletrônicos de expansão, bem como novas tecnologias em termos de núcleos isolantes empregados nas construções das câmaras e demais áreas frigorificadas”.

Entretanto, nem tudo são flores nesse mercado. Afinal, uma dificuldade recorrente no segmento é a falta de conhecimento técnico de muitos instaladores e intermediários no processo de instalação e também no dimensionamento dos sistemas frigoríficos.

“A velocidade na aceitação dessas novas tecnologias, bem como o emprego dessas alternativas nos projetos, está ligada à qualificação e ao domínio que esses profissionais têm desses sistemas. Muitas vezes, o escopo mais adequado tecnicamente para uma aplicação não é adotado, por conta da carência de mão de obra qualificada”, diz Ribeiro.

“Uma outra dificuldades encontrada no nosso setor é o uso de práticas comerciais inadequadas, que por vezes beiram à informalidade. Algumas empresas acabam por adotar procedimentos duvidosos, tanto na forma de comercializar as suas alternativas quanto na forma de dimensionar os sistemas frigoríficos.”

Enfim, é comum identificar no mercado “soluções” que ignoram toda e qualquer responsabilidade com a “técnica” e cuidado com o processo do cliente.

“Alguns profissionais tidos como ‘especialistas’ objetivam uma única transação com o cliente, com o único interesse em ‘fazer uma venda’ e não em apresentar soluções que superem às expectativas dos clientes e/ou parceiros e promovam uma relação profissional saudável e de longo prazo”, acrescenta.

Qualidade reconhecida

O domínio do processo produtivo e o emprego de matérias-primas de alta qualidade, em conjunto com uma estrutura industrial ágil e precisa, permitem à Frigelar operar com prazos de entrega reduzidos, respeitando e mantendo a referência de qualidade pela qual a empresa é reconhecida no mercado.

“O uso de componentes e processos adequados permitem trabalharmos com a robustez necessária para fornecer ao mercado os painéis isolantes na densidade correta, bem como portas frigorificas de alta durabilidade para as mais diferentes aplicações”, destaca Ribeiro.

Segundo ele, o emprego de densidades adequadas na fabricação dos painéis e de especificações corretas na aplicação das portas frigoríficas da marca EOS proporcionam ao cliente um investimento consciente, que resulta em economia de energia, numa operação equilibrada termicamente.

“O cliente investe nas nossas câmaras frigoríficas e sabe que o seu custo de operação será reduzido, tendo em vista a característica técnica das soluções que adotamos”, destaca.

“O fato de termos uma grande rede de lojas e de centros de distribuição faz com possamos apresentar múltiplas soluções em nossos projetos, para que o cliente encontre a melhor relação custo-benefício, dentro da própria Frigelar”, ressalta.

“Afinal de contas, levamos muito a sério nosso slogan: ‘Frigelar, soluções que impulsionam’”, arremata.