Boas práticas na refrigeração: o meio ambiente e seu bolso agradecem

Você sabia que uma quantidade significativa de emissões de R-22, um fluido refrigerante nocivo à camada de ozônio, poderia ser evitada por meio da aplicação de boas práticas durante as etapas de instalação, operação e manutenção de equipamentos refrigeradores e ar-condicionado?

Quem é refrigerista de verdade sabe muito bem que as boas práticas trazem benefícios ao meio ambiente e qualidade aos serviços prestados, proporcionando maior vida útil e melhor eficiência energética às máquinas.

Segundo o Programa Brasileiro de Eliminação de HCFCs (PBH), o setor de refrigeração comercial responde por aproximadamente 82% do consumo de R-22 no País.

Boas práticas incluem atividades de manutenção preventiva, detecção de vazamentos, registro de dados técnicos, operação adequada, além do recolhimento, reciclagem e manuseio correto dos fluidos frigoríficos, entre outros procedimentos.

Essas atividades demandam profissionais devidamente capacitados e treinados, a fim de contribuir para uma redução significativa do consumo de fluidos frigoríficos.

O recolhimento dos fluidos tem como objetivo principal evitar que sustâncias destruidoras de ozônio (SDOs) sejam lançadas na atmosfera, destruindo a camada de ozônio e contribuindo para o aquecimento global. Por outro lado, surge como importante alternativa para o suprimento de substâncias voltadas para o segmento de manutenção de equipamentos de refrigeração e ar condicionado.

Nesse sentido, o fluido deve ser recolhido e tratado por meio da reciclagem ou regeneração, para que posteriormente possa ser reutilizado, diminuindo a demanda por fluidos novos (virgens) importados e, consequentemente, o consumo de SDOs.

Por isso, a área de meio ambiente da Frigelar presta consultoria e treinamento para gestão de sistemas de refrigeração e climatização, com foco na preservação ambiental.

A empresa possui um dos principais centros de regeneração do Brasil, com autorização do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) para realizar a logística e os procedimentos de limpeza de embalagens, transvasagem e armazenagem de todos os tipos CFCs, HCFCs e HFCs.

Esse centro de regeneração atende a todas leis e normas do setor vigentes (Conama 267 e ISO 14000), fornecendo assim as documentações necessárias para cumprimento das exigências ambientais.

Além disso, você encontra nas lojas da rede tudo o que é necessário para realizar um trabalho seguro e bem-feito, como equipamentos de proteção individual (EPIs), bombas de vácuo, cilindros de recolhimento de refrigerantes, recolhedoras e recicladoras, cortadores de tubo, maçaricos, aditivos selantes (tapa fugas), flangeadores, isolantes térmicos e muito mais.

Recolhedoras EOS de gases refrigerantes comercializadas pela Frigelar
Lojas da Frigelar dispõem de amplo portfólio de ferramentas e acessórios essenciais às boas práticas na refrigeração, além de fluidos refrigerantes e agentes de limpeza