Solução Fullmotion, a mais econômica

Você já viu em suas andanças por aí um compressor Embraco FMFT? Se viu, saiba que esteve diante do mais novo lançamento da família Fullmotion, tecnologia que está completando vinte anos de mercado.

No caso do FMFT, trata-se do primeiro modelo bivolt destinado à refrigeração comercial e um dos mais eficientes do mundo na sua faixa de capacidade.

Ele se destina aos segmentos de varejo, saúde e gastronomia, com o importante diferencial de reduzir em até 30% o consumo de energia, podendo ser utilizado no Brasil inteiro, pois funciona tanto em 110 V quanto 220 V.

Mas saiba que existem muitos outros compressores Embraco usando essa tecnologia, que está completando duas décadas de vida, com a proposta de reduzir o consumo de um setor que representa cerca de 15% do gasto energético mundial. Um simples refrigerador doméstico, por exemplo,  responde por nada menos que 20% da conta de luz de uma casa.

O segredo do sistema inverter, presente no FMFT e outros modelos Fullmotion é a adaptação da capacidade do compressor à necessidade momentânea de resfriamento do freezer ou geladeira. O inversor eletrônico interpreta as oscilações de temperatura dentro do gabinete e envia sinais ao compressor para a mudança de sua velocidade, até alcançar a temperatura desejada da forma mais rápida e eficiente possível.

Segundo a Embraco, que está passando por um processo de venda para a japonesa Nidec, todas essas características especiais do seu produto, desenvolvido depois de muita pesquisa, permitem economizar até 40% de energia, além de conservar melhor os alimentos por não haver grandes variações no volume de frio gerado.

Cálculos da empresa mostram ainda que a soma de compressores Fullmotion vendidos nos últimos dez anos proporcionou uma economia de energia equivalente a nove bilhões de kWh, comparando-se com os aparelhos convencionais. E isso não é pouca coisa, não. Daria para abastecer durante seis meses um país inteiro das dimensões da Croácia.