Quando devo trocar o gás do ar-condicionado?

Um dos principais assuntos se tratando de manutenção no ar-condicionado, é a troca de gás realizada no aparelho. E nesse assunto, surgem dúvidas importantes como: quanto tempo dura o gás do ar-condicionado? Qual é a o tempo ideal para você trocar o gás do seu equipamento? Aqui no Blog do Seu Paschoal você vai entender melhor como funciona isso!

Entre os principais questionamentos sobre o gás do ar-condicionado, não é verdade que ele pode acabar dentro do aparelho. Embora, mesmo que não acabe, é recomendado que o fluido seja trocado de forma periódica para renovar e manter o alto desempenho e durabilidade do ar-condicionado. Entenda aqui alguns pontos importantes para a conservação do seu ar.

Mas o que é gás refrigerante?

Os gases ou fluidos refrigerantes, são os componentes fundamentais para a climatização fornecida pelo ar-condicionado. São substâncias que alteram o seu estado físico segundo o ciclo de refrigeração, que podem ser líquidos ou gasosos. Os fluidos evaporam e condensam dentro do equipamento de refrigeração gerando assim a troca de temperatura.

Quanto ao tipo de gás, existem vários deles que exercem esta função. Porém, os mais utilizados hoje em dia são os gases do tipo que menos agridem o meio ambiente. No site da Frigelar, a maior parte dos aparelhos de ar-condicionado utilizam os gases R410A e R-32.

Qual gás é o ideal para o meu aparelho?

O tipo de gás que você vai usar no seu ar-condicionado pode variar de acordo com a marca e o modelo do seu aparelho. Mas os gases mais utilizados costumam ser os gases R410A e, mais recentemente, o R-32. A tendência é que o gás R-32 seja cada vez mais comum, já que é um tipo mais puro e com uma eficiência energética superior aos gases R410A e R-22.

Gás R-22

O gás R-22, que era utilizado em todos os aparelhos Hi-Wall antes da tecnologia inverter, foi ficando para trás e deixou de ser comercializado nos novos modelos de ar-condicionado. Mas se o seu aparelho ainda utilizar deste gás, na Frigelar você encontra os gases R-22 para reabastecer o seu ar-condicionado.

Gás R410A

Este é o mais utilizado hoje, é considerado um dos mais ecológicos, pois não é inflamável e possui baixa toxidade, tendo menos impacto no meio ambiente. Esse tipo de gás é utilizado em todos os aparelhos de ar-condicionado hi-wall com a tecnologia inverter. Aliás, o Ar-Condicionado Portátil EOS também se adequa a este gás.

Gás R-32

Este tipo de gás é considerado o mais puro e com menos impacto no meio ambiente. Ele fornece um baixo potencial de aquecimento global e nenhum potencial de deterioração da camada de ozônio. Além disso, ele tem um consumo de energia menor e a sua eficiência pode chegar a 1,5 vezes maior que os gases R-410A e R-22.

A Frigelar e a EOS, sua marca própria, sempre pensam na preservação e impacto destes fluidos em relação ao meio ambiente. Por isso, para reduzir ao máximo os impactos na atmosfera e camada de ozônio, as empresas oferecem os gases refrigerantes com a mais alta qualidade, equilibrando com o mínimo de danos possíveis ao meio ambiente.

A EOS oferece os gases refrigerantes com a mais alta qualidade e o mínimo de danos ao meio ambiente.

Leia mais: Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

O gás do ar-condicionado pode acabar?

Uma das grandes dúvidas relacionadas aos gases refrigerantes do ar-condicionado é se ele realmente pode acabar com a utilização do aparelho. E a resposta é não. Pois diferentemente do que muitas pessoas acham, isso não passa de mito. Pois o gás do ar-condicionado não acaba dentro do aparelho de forma natural.

Mas por que de forma natural? Embora não seja o correto, o gás do seu aparelho pode sim terminar, mas isso aconteceria apenas em casos de vazamento. Desta forma, é recomendado que você procure ajuda de técnicos especializados para fazer a manutenção do aparelho e a troca de gás.

Quando trocar o gás do ar-condicionado

Embora o gás do ar-condicionado não acabe por circunstâncias normais, isso não significa que ele não possa acabar de jeito nenhum. Muitas vezes, se você identificar alguma mudança no desempenho e qualidade de refrigeração do seu aparelho, pode ser um sinal de que o gás do seu aparelho esteja terminando.

Mas como isso é possível? Para o gás do seu ar-condicionado estar acabando, na maioria dos casos isso pode ser sinal de que o seu aparelho está com vazamento do fluido refrigerante. Portanto, se isso pode acontecer por algum problema durante a instalação do aparelho, e até mesmo nas tubulações ou conexões.

Leia mais: Gás do sistema frigorífico: aprenda a realizar a carga

Encontrando vazamento de gás

No caso de vazamento do gás refrigerante, é onde você realmente vai necessitar fazer a troca ou recarga do fluido no seu aparelho. Mas não tome atitudes sem antes consultar um técnico capacitado para este serviço!

É indicado que você contrate um profissional para fazer uma vistoria e confirmar que o seu aparelho realmente possui um vazamento de gás. Assim, é recomendado a troca ou adicionamento do gás refrigerante no aparelho.

Apesar de mais incomum, ainda sim também existe a possibilidade de o seu ar-condicionado vir da loja já com pouco gás. Neste caso você também precisará fazer a carga para completá-lo.

Não deixe de contratar um profissional para realizar a troca de gás do ar-condicionado.
Não deixe de contratar um profissional para realizar este procedimento no seu aparelho.

Instalando o ar-condicionado em outro lugar

Mas e se eu resolver trocar o ar-condicionado de lugar e instalá-lo novamente? Esta é outra dúvida bastante pertinente para as pessoas. Então, se você trocar o seu aparelho de lugar, existe a necessidade de remover o gás refrigerante do seu ar-condicionado? Na maioria das vezes, sim.

Primeiramente é necessário deixar claro que, assim como para a instalação do aparelho, para trocar ele de lugar também é fundamental que o serviço seja realizado por um profissional. O ar-condicionado possui conexões e sensíveis e sistemas bastante complexos e, por isso, no momento da troca de local, é normal que aconteça vazamento do gás refrigerante.

Assim, neste processo de desinstalar, realocar e instalar o aparelho novamente, é ideal a retirada do fluido refrigerante. O produto químico responsável pelo resfriamento de ambientes deve ser manuseado com cuidado para evitar qualquer tipo de acidente, assim como a contaminação do ar. Após a instalação, o técnico irá realocar o novo gás no seu ar-condicionado.

Leia mais: Sobrecarga de gás refrigerante pode resultar em problemas no ar-condicionado

AGYX

E se você precisa instalar ou desinstalar o sue aparelho, ou até mesmo acredita que precisa de uma revisão para saber se está precisando de uma troca de gás, você deve contratar um profissional especializado para isso. E na Frigelar, você pode contratar a AGYX, que fornece a instalação e manutenção ideal para o seu aparelho.

A AGYX é uma empresa especializada em instalação e manutenção de ar-condicionado. Possui uma rede de profissionais altamente capacitados, onde oferece um serviço com agendamento e disponibiliza até seis meses de garantia do seu trabalho.

E na Frigelar, você encontra as melhores opções de gases refrigerantes EOS para a troca do fluido no seu ar-condicionado. A EOS garante sua linha de gases menos poluentes, sempre pensando na sua segurança e nos impactos ao meio ambiente. Consulte no site, no APP ou em alguma das lojas da Frigelar.

Leia também:

O que fazer quando acontece vazamento de gás no ar-condicionado?

Acompanhe o Seu Paschoal: