Como testar a válvula reversora do ar-condicionado

Se o cliente não possui nenhum aquecedor elétrico ou lareira em casa, a válvula de reversão é provavelmente sua melhor amiga durante o inverno. Como o próprio nome sugere, a válvula reversora altera o fluxo de refrigerante, a fim de enviar o vapor quente e comprimido para a serpentina interna (no lugar da serpentina externa). O sistema libera calor no local, mantendo a temperatura confortável.

No texto de hoje, o Blog do Seu Paschoal ensina a examinar o estado de funcionamento dessa parte vital para a inversão do ciclo de refrigeração do ar-condicionado. Confira!

Para que serve a válvula reversora

Primeiramente, é importante você saber que a válvula de reversão é um componente que integra a bomba de calor. Ao inverter o fluxo de refrigerante, o ciclo de refrigeração da bomba de calor é alterado de resfriamento para aquecimento (ou vice-versa). Isso permite que uma residência ou instalação seja aquecida e resfriada por um único equipamento, pelos mesmos meios e com o mesmo hardware.

Como funciona a válvula reversora

A válvula de reversão tem dois estados: relaxado (desativado) e energizado. O estado energizado é normalmente obtido pela aplicação de 24V. Além disso, a bomba de calor pode ser projetada pelo fabricante para produzir resfriamento ou aquecimento com a válvula de reversão no estado relaxado.

Assim, quando a válvula de reversão é energizada, realiza a transferência oposta de calor de seu estado relaxado. Por exemplo, uma válvula de reversão instalada de forma a produzir resfriamento quando relaxada, produz aquecimento quando energizada. Da mesma forma, uma válvula de reversão instalada para produzir aquecimento quando relaxada, produz resfriamento quando energizada.

Por que trocar a válvula reversora

As válvulas de reversão são incorporadas na bomba de calor pelo fabricante e devem ser substituídas por um técnico em caso de defeito. Uma vez que a válvula é parte integrante do circuito de refrigerante vedado, os procedimentos adequados devem ser seguidos para a recuperação e posterior reabastecimento do refrigerante, evitando a sua perda para a atmosfera.

A válvula reversora EOS pode ser a melhor opção para os seus problemas.
A válvula reversora EOS pode ser a melhor opção para os seus problemas.

Passo a passo para trocar a válvula reversora

Contudo, as válvulas de reversão não costumam falhar, mas quando o fazem podem causar muita dor de cabeça. Portanto, em geral, existem três situações que podem causar o mau funcionamento da peça. Veja a seguir:

A válvula está presa na posição de aquecimento ou resfriamento

Quando trava, a válvula não muda a posição de aquecimento para a de resfriamento (ou vice-versa). Certifique-se de que a válvula de reversão está energizada. Use o voltímetro para garantir que a voltagem adequada esteja na bobina do solenoide. Em seguida, segure uma pequena chave de fenda perto da bobina para averiguar a presença de campo magnético.

Se a bobina estiver energizada, verifique se há uma diferença de pressão entre o lado alto e o lado baixo quando a unidade estiver funcionando. Afinal, a válvula de reversão requer um diferencial de pressão para operar.

Quando suspeitar que a válvula está presa, pegue um objeto macio como o cabo de plástico da sua chave de fenda e bata em ambos os lados do corpo da válvula. Se ela for liberada, force a válvula a mudar de posição várias vezes para verificar se está operando livremente. Caso o problema aconteça novamente, a peça deve ser substituída.

A bobina está com defeito

Uma bobina solenoide defeituosa é incapaz de energizar a válvula no modo de resfriamento. O problema pode ser identificado a partir do teste descrito no item acima. Se houver tensão na válvula e ausência de campo magnético, a bobina tem um circuito aberto.

Neste caso, apenas a bobina do solenoide precisa ser substituída. Vale lembrar que alguns fabricantes energizam a válvula no modo de aquecimento.

A válvula está vazando internamente

Um vazamento interno na válvula é difícil de solucionar e muitas vezes é confundido com um compressor que não está bombeando até a capacidade máxima. Tanto uma válvula de reversão com vazamento quanto um compressor com defeito apresentam os mesmos sintomas: a redução da capacidade de aquecimento e resfriamento do sistema.

Isso ocorre porque o compressor continua a bombear o gás ao redor da válvula com vazamento. E a refrigeração utilizável é perdida no processo.

Quando uma válvula de reversão vaza, o escoamento ocorre do lado alto para o baixo. Para verificar se há vazamento na válvula, meça a diferença de temperatura entre a linha de sucção do evaporador e a linha de sucção permanente na válvula de reversão (geralmente a linha do meio na parte inferior). A diferença de temperatura não deve ser superior ao indicado no manual do produto. Caso contrário, a peça deve ser substituída.

E aí, gostou do conteúdo? A Frigelar conta com opções de válvulas de reversão em seu catálogo. Para conferir as opções, você pode consultar o site, o APP ou visitar alguma das lojas da Frigelar. Para mais informações, ligue para (51) 3314-8977 ou acesse a nossa Central de Ajuda.

Acompanhe a Frigelar