Preserve a sua câmara frigorífica com 10 dicas

A câmara frigorífica é projetada para armazenar de forma otimizada os produtos por meio de sua refrigeração ou congelamento. Também chamada de câmara fria, ela é essencial para garantir a preservação correta de alimentos, produtos perecíveis e insumos que necessitam de uma grande conservação. Assim, é importante saber dicas para que você preserve a sua câmara frigorífica da melhor forma!

Nesse conteúdo daremos algumas dicas de procedimentos que irão garantir uma manutenção preventiva, organização e limpeza da câmara frigorífica. Portanto, seguindo algumas dicas você pode aumentar a vida útil da sua câmara e evitar ao máximo transtornos, como paradas indesejadas que trazem prejuízos.

Confira aqui no Blog do Seu Paschoal algumas dicas e instruções para escolher o seu evaporador ideal!

10 Dicas para preservar a vida útil das câmaras frias

1 – Revisões preventivas

As revisões preventivas podem manter o bom funcionamento da câmara.
As revisões preventivas podem manter o bom funcionamento da câmara.

O funcionamento ininterrupto das câmaras frias é o que faz delas tão importantes para o dia a dia. Mas essa importância está aliada à necessidade de revisões preventivas por meio de profissionais especializados.

Estar atento antecipadamente ao bom funcionamento do equipamento é a ação necessária para evitar transtornos. A avaliação prévia de todos os itens por parte de um profissional, pode minimizar a possibilidade de falhas e panes que causariam uma grande dor de cabeça para o proprietário.

2 – Atenção ao organizar os itens

Uma boa operação de uma câmara fria está ligada diretamente à distribuição adequada das mercadorias em seu interior.

É recomendado que os itens estocados, possuam afastamento mínimo, entre as caixas, pallets ou prateleiras, permitindo assim a correta circulação de ar entre todos os volumes armazenados.

3 – Não obstrua as saídas de ar

Algumas iniciativas que você utiliza em casa com seu ar-condicionado, também servem como cuidados para a câmara frigorifica. Um exemplo é evitar obstruir as saídas de ar.

Muito cuidado com o empilhamento de caixas ou outros volumes em frente a saída de ar do evaporador a ponto de atrapalhar a vazão dos ventiladores. Isso irá atrapalhar seu funcionamento, impedindo o fluxo livre de circulação do ar, refletindo “áreas quentes” dentro da câmara e uma conservação desigual dos produtos armazenados.

Sem contar, é claro, que encurta a vida útil dos motores do evaporador.

4 – Atenção a temperatura

É importante saber que existem as câmaras de resfriados (temperatura até 0°C) e as de congelados (temperaturas abaixo de 0°C). Diante disso, é preciso estar bastante atento. Temperaturas diferentes das que foram programadas resultarão na conservação inadequada das mercadorias e isso pode significar prejuízo.

O recomendado é que as temperaturas sejam checadas de três a quatros vezes ao dia, para garantir de que está tudo em perfeito funcionamento. Variações de temperaturas podem significar falhas no sistema, operação de abastecimento e devem ser acompanhadas por um profissional especializado.

Atualmente existem controles eletrônicos que fazem esse monitoramento e geram os relatórios para acompanhamento, inclusive remoto, das condições da câmara frigorífica!

Outro ponto extremamente importante é que, a grande maioria das câmaras é dimensionada para conservar a temperatura. Entra resfriado e mantém resfriado ou entra congelado e mantém congelado. Se o processo requer o congelamento de um produto (mudança de estado) o cálculo do sistema frigorífico precisa levar isso em consideração.

5 – Não deixe portas abertas

Manter as portas da câmara fechadas é sempre importante para não exigir um trabalho em excesso.
Manter as portas da câmara fechadas é sempre importante para não exigir um trabalho em excesso.

A porta de uma câmara frigorífica realiza um trabalho fundamental. Além de permitir o abastecimento adequado conforme o tipo de movimentação, uma porta de qualidade deve possuir estanqueidade suficiente para impedir a entrada de calor na câmara.

Ao entrar e sair, a porta deve ser fechada o mais rápido possível.

Em um processo de abastecimento consciente, a porta fica aberta apenas o tempo necessário para o acesso dos produtos em seu interior. O uso de cortinas plásticas e mesmo cortinas de ar, auxiliam nesse processo de preservação das condições atmosféricas do seu interior.

Portas deixadas abertas indevidamente, promovem um trabalho em excesso do sistema frigorífico, ocasionando um aumento no consumo de energia.

6 – Apague a luz ao sair

Aqui, mais um problema que está presente em nosso dia a dia, mas na utilização da câmara fria o cuidado deve ser o mesmo: apagar a luz ao sair da câmara.

A luz acesa de forma desnecessária, diminui a vida útil do sistema de iluminação e acarreta um aumento no consumo de energia. O problema pode ser ainda pior, caso a câmara não seja equipada com um sistema de iluminação mais moderno, em LED (lâmpadas “frias”) e pode até a ocasionar uma geração de calor inadequada na operação.

Em câmaras de pequeno porte, alguns sistemas de chaves-de-fim de curso, podem ser implementados para que a luz acenda e apague com o movimento de abertura e fechamento das portas, fica a dica.

7 – Higienização e limpeza

A higienização das câmaras frias é fundamental, mas nem todos os produtos são aconselhados para uma correta limpeza do local. Produtos livres de cloro são os mais adequados, como por exemplo os detergentes neutros. A aplicação de um simples pano úmido, via de regra é suficiente para a limpeza da estrutura interna.

A falta de higienização pode prejudicar não apenas os produtos acondicionados, mas também causar danos no próprio equipamento, como infiltração de resíduos líquidos no piso da câmara, que ocasionam mau cheiro e diminuem a vida útil da estrutura.

 O recomendado é que seja criado um calendário fixo de higienização e, assim, manter a vida útil de todas os componentes da sua câmara frigorífica.

8 – Limpe o evaporador e a condensadora

Evaporadores sujos podem interferir na sua capacidade de evaporação na câmara.
Evaporadores sujos podem interferir na sua capacidade de evaporação na câmara.

Seguindo nos cuidados com a sua câmara fria, o evaporador (unidade interna) como a condensadora (unidade externa) também são componentes muito importantes de serem verificados nas rotinas de limpeza.

No evaporador, que fica dentro da câmara, obstruções por sujeiras, bem como o excesso de gelo (nas câmaras de congelados), interferem na capacidade de evaporação, comprometendo as temperaturas de trabalho.

Já na unidade condensadora, excesso de poeira e outras obstruções no aletado, pode prejudicar a dissipação do calor, promovendo perda de rendimento de todo o sistema frigorífico.

9 – Lubrifique juntas e dobradiças

Juntas de portas é um local onde facilmente pode armazenar bactérias. O recomendado nesse caso é limpar as juntas utilizando sabão neutro e pano úmido. Assim, você garante que poeiras e bactérias não adentrem ao local refrigerado e possam comprometer a vida útil do sistema.

Em relação as dobradiças, atenção especial ao quanto elas estão lubrificadas e limpas. Embora na maioria dos casos elas possuam auto lubrificação, é importante que tudo esteja em pleno funcionamento para que as portas estejam com as suas gaxetas, vedando adequadamente.

10 – Limpe os drenos

O processo de refrigeração, consome a umidade presente no ar e é natural que haja a necessidade de drenar essa água, para fora do ambiente. O processo é o mesmo que ocorre nas instalações de um ar condicionado.

Conforme a câmara fria é utilizada, com o passar do tempo, os tubos de dreno podem ficar entupidos. Nesse caso, o correto é contatar um profissional para detectar e resolver o problema de obstrução do dreno.

Agora que você conferiu as melhores dicas, já sabe como preservar e garantir uma maior vida útil para a sua câmara fria. Lembre-se de sempre manter as revisões periódicas da sua câmara e contrate profissionais especializados para realizar o serviço.

E se você está precisando de um lugar para encontrar produtos relacionados à câmara fria, a Frigelar é o lugar ideal. Lá você encontra as melhores opções em câmara para resfriados, congelados, cervejeiras, portas, controladores de temperatura e diversos outros acessórios.

Na Frigelar, você pode escolher o tipo de câmara fria que melhor atende as suas necessidades. Ou, até mesmo, você pode fazer o orçamento para ter a sua câmara. Confira as ofertas acessando o site, o APP ou indo até a loja mais próxima da sua casa!

Leia também:

Acompanhe a Frigelar