Manutenção preventiva de câmaras frigoríficas: o que não pode ficar de fora

Quando se trata de câmara frigorífica, é sempre melhor não arriscar e se manter prevenido para qualquer problema no seu equipamento. Por isso a manutenção preventiva é indispensável para manter a câmara frigorífica totalmente operacional. Essa revisão é tão importante que pode determinar a qualidade do trabalho desempenhado pela companhia contratante.

A quebra ou falha da câmara frigorífica atrapalha o acondicionamento de produtos, impossibilitando a conservação dos mesmos. A boa notícia é que a manutenção é uma prática relativamente simples. E o valor para o cliente é alto. Isso porque nunca mais será preciso substituir um componente às pressas.

Mas não se engane: a manutenção preventiva em câmaras frigoríficas requer toda a atenção do técnico refrigerista. Por isso, esteja preparado para realizar a checagem de temperatura, da pressão de entrada e saída e de possíveis vazamentos. Uma manutenção de qualidade também demanda a inspeção da vedação de portas, a limpeza geral dos componentes e a verificação do encapamento dos fios.

Continue com o Blog do Seu Paschoal para aprender a identificar essas e outras variações indesejáveis no funcionamento da câmara frigorífica.

Etapas para a manutenção preventiva

A manutenção preventiva é sinônimo de economia para o cliente, além de estender a vida útil do equipamento. No entanto, a manutenção precisa ser realizada com regularidade e planejamento para não comprometer o funcionamento da máquina.

Conheça alguns pontos importantes para uma manutenção bem-sucedida:

  • O profissional precisa conhecer o aparelho com a palma da mão. O domínio das suas características é essencial para a identificação de panes e avarias;
  • A limpeza interna e externa é um passo importante. Afinal, evita o comprometimento do compressor. Mas atenção: condensadores e filtros também acumulam sujeira e devem ser inspecionados.
  • É preciso calibrar a temperatura o equipamento. Principalmente quando houverem muitas alterações na quantidade de produtos armazenados.
Técnico fazendo manutenção de câmara fria.

Cuidados presentes no dia a dia

Apesar de ser fundamental, a manutenção preventiva não é a única ação para que o equipamento permaneça em bom estado. Há uma série de boas práticas que garantem um funcionamento adequado.

A temperatura de entrada e armazenagem precisam ser analisadas após a instalação da câmara. Também devem ser revisadas ao menos três vezes ao dia. Esse cuidado é importante porque muitos produtos demandam temperaturas específicas.

E por falar em temperatura, é importante informar aos funcionários do cliente que a porta da câmara precisa estar sempre fechada. Portas abertas podem afetar a temperatura e permitir a entrada de umidade do ar para o interior da câmara — o que facilita a formação de gelo. O mesmo serve para a iluminação: sempre que sair da câmara, é preciso desligar o interruptor. Além do gasto energético, a luz emite calor e pode interferir na temperatura da câmara.

Organizar o ambiente é importante em qualquer trabalho e, para quem utiliza de câmaras frigoríficas, não é diferente. Porém, uma organização insuficiente pode resultar em uma baixa performance do equipamento. As prateleiras (preferencialmente, estantes e estrados plásticos) e produtos devem ser distribuídos a distância do evaporador, permitindo uma boa circulação do ar.

A limpeza é outro ponto importante. Produtos à base de cloro devem ser evitados. A utilização de materiais inapropriados para a higiene do equipamento pode causar a oxidação do alumínio e do inox. Prefira sempre o uso de um pano úmido e detergente neutro.

E aí, gostou das dicas? Acompanhe a Frigelar e não perca nenhum conteúdo sobre revenda de peças, câmaras frigoríficas e condicionadores de ar. Caso tenha interesse em mais detalhes sobre revisão e manutenção preventiva, fale conosco através da nossa Central de Atendimento. Será um prazer ajudá-lo!

Acompanhe a Frigelar