Evaporadores Elgin: como escolher?

Garantir a performance ideal da sua câmara frigorífica é extremamente importante para os produtos que você armazena nela. Mas, para isso, você precisa ter cuidado na hora de escolher a melhor opção de evaporador para a sua necessidade. Desta forma, os modelos de evaporadores Elgin podem suprir todas as suas exigências.

E se os evaporadores acabam sendo partes fundamentais para o funcionamento de uma câmara frigorífica, selecionar esse produto pode parecer algo bem complexo. Assim, a Elgin, parceira da Frigelar, é especialista em refrigeração comercial, e lhe oferece as melhores opções.

Confira aqui no Blog do Seu Paschoal algumas dicas e instruções para escolher o seu evaporador ideal!

Mas o que é um evaporador?

Para você que está chegando agora e não sabe, os evaporadores são equipamentos indispensáveis em todas as câmaras frias.

Os evaporadores são fundamentais para tudo que seja voltado a refrigeração, onde é necessário refrigerar ou congelar, como supermercados, restaurantes, frigoríficos e etc. Eles são responsáveis por toda a troca de temperatura, sendo a sua principal função distribuir o ar frio no local onde for instalado.

Os evaporadores Elgin podem ser a melhor opção para a sua câmara frigorífica.
Os evaporadores Elgin podem ser a melhor opção para a sua câmara frigorífica.

Evaporadores Elgin: como escolher?

Se você não sabe por onde começar a pensar e estudar na hora de escolher o evaporador ideal, nós podemos te ajudar. Para que você tenha certeza que irá adquirir o melhor modelo, existem algumas perguntas chaves que podem te ajudar a encontrar a melhor opção.

Qual tipo de produto será armazenado na câmara?

Você deve considerar a temperatura correta da câmara de acordo com o produto que armazenar nela. Pois cada produto tem uma determinada temperatura recomendada para conservação, resfriamento ou congelamento. Então, essa informação interfere diretamente no modelo de evaporador que você irá necessitar.

Primeiramente, você deve considerar um modelo de evaporador conforme o tipo de aplicação da câmara frigorífica, seja para conservar, resfriar ou congelar. Visto que, cada modelo possui aplicações específicas, e que podem variar de acordo com o produto e tipo de processo que você pretende utilizar.

Cada produto possui suas características e assim as suas necessidades podem variar sobre o diferencial de temperatura e a umidade relativa necessária na câmara. Se você utilizar a câmara fria para armazenar frutas, o ideal é um DT entre 6 e 7ºC, com a UR de 80 a 85%. Por exemplo: Vamos considerar que você tenha uma câmara para armazenar abacates.

É importante considerar o DT e UR dos produtos armazenados na câmara.
É importante considerar o DT e UR dos produtos armazenados na câmara.

Qual a carga térmica necessária?

Considerando uma carga térmica requerida hipotética de 3.125 Kcal/h, para realizar a seleção do evaporador para a câmara de frutas. Você pode analisar outros fatores:

Temperatura de evaporação

É importante considerar a temperatura de evaporação na hora de selecionar o evaporador. A temperatura é calculada subtraindo o DT requerido da temperatura da câmara.

Então, considerando DT de 7K e temperatura da câmara frigorífica de 7ºC, a temperatura de evaporação será de 0ºC. A partir disso, se corrigem capacidades como vazão de ar, volume estocado, rotatividade, calor absorvido e trocas de ar.

Carga térmica do evaporador

Para o exemplo da câmara de abacates, utilizaremos como referência o evaporador FXB+ Elgin. Este modelo possui degelo natural ou elétrico e são indicados para aplicações em câmaras frigoríficas de conservação de resfriados ou congelados.

Contudo, o catálogo do evaporador FXB+ tem suas capacidades utilizando como referência um DT igual a 6°C. Como o DT utilizado no exemplo é diferente do catálogo, deverá ser feita a conversão da capacidade requerida para o DT de 7°C. Portanto, esse cálculo é simples e deve ser feito da seguinte maneira:

Capacidade Catálogo = (Carga térmica (em KCAL/H) necessária / DT Necessário) x DT Catálogo

Capacidade Catálogo = (3.125 / 7) x 6 = 2.678 Kcal/h

Todavia, utilizando a tabela de capacidade do fabricante, selecionamos o evaporador desejado com a nova capacidade calculada. Portanto, neste caso, o evaporador selecionado será o FXB+N031.

E para saber a capacidade no DT Necessário, fazemos a conta inversa da seguinte maneira:

Capacidade Evaporador = (Capacidade Catálogo / DT Catálogo) x DT Necessário

Capacidade Evaporador = (2.986 / 6) x 7 = 3.484 Kcal/h

Então, a capacidade do evaporador FXB+031 selecionado é de 3.484 KCAL/H, o que atende a necessidade da carga térmica.

Saiba qual a capacidade ideal do seu evaporador.
Saiba qual a capacidade ideal do seu evaporador.

Você também deve levar em consideração:

Qual o número de trocas de ar necessárias?

Conforme o exemplo da câmara de abacate, considerando que essa mesma câmara servirá somente para armazenagem e conservação, você tem que levar em conta quantas trocas de ar serão feitas por hora. O ideal é que sejam entre 30 e 60 trocas de ar/hora, segundo este exemplo.

Para realizar este cálculo, verifique no catálogo a vazão do evaporador selecionado e divida-o pelo volume da câmara. Fazendo um cálculo rápido com o exemplo citado, você pode chegar a: vazão 1.838 m³/h e volume da câmara (comprimento x largura x altura) = 6 x 3 x 3 = 54m³, então, o total das trocas de ar/h são 34. O que atende perfeitamente a necessidade exigida para uma câmara de conservação de frutas.

A verificação do número de trocas de ar que terá na câmara é muito importante. Assim, caso o evaporador instalado não atinja o número de trocas adequado, poderá haver uma perda da mercadoria armazenada.

O número de trocas de ar influencia na hora da escolha do seu evaporador.
O número de trocas de ar influencia na hora da escolha do seu evaporador.

Qual a flecha de ar necessária?

Para garantir que o fluxo de ar frio atinja todos os produtos armazenados, deve-se verificar se a flecha de ar do evaporador será suficiente para alcançar toda a extensão da câmara. Então é fundamental que esse limite seja confirmado antes da definição do evaporador.

Vamos considerar que a câmara para armazenar os abacates tenha 6 metros de comprimento, 3m de largura e 3m de altura. Assim, chega-se à conclusão que o evaporador selecionado deve ter no mínimo 6m de flecha de ar.

Ainda é importante verificar se o evaporador pode ser instalado numa altura interna (P.D.) de 3 metros. O correto funcionamento e circulação de ar são de extrema importância para a sua câmara. Então, o instalador não pode ignorar a altura de aplicação na hora de realizar a instalação.

Em resumo, de acordo com os exemplos acima, tem-se todos os pré-requisitos para a seleção do evaporador:

  • Carga térmica necessária = 3.125 Kcal/h – 3.484 Kcal/h (FXB+031)
  • Diferencial de temperatura = 6 a 7°C
  • Trocas de ar necessárias = 30 a 60 – 34 trocas de ar/h
  • Temperatura da câmara = 7ºC
  • Flecha de ar mínima = 6 metros – 9m
  • Altura de instalação do evaporador = 3 metros
  • Volume da câmara = 54 m³

Vale lembrar: Para todos esses selecionamentos, procure um profissional especializado ou um orçamentista da Frigelar mais próxima a você. Assim, você pode obter a melhor performance frigorífica necessária.

Sobre a Elgin

Com mais de 70 anos de história, a Elgin tornou-se uma marca de grande renome por sua qualidade, credibilidade e inovações constantes. Assim, a sua história iniciou pelo segmento de máquinas de costura, mas diversificou a sua atuação no mercado brasileiro e hoje conta com uma vasta variedade de produtos.

Aliás, a Elgin é pioneira em refrigeração comercial, ar-condicionado e agora também em energia solar, como outros diferentes segmentos. Seu foco é sempre o bem-estar das pessoas e a preservação ambiental. Assim, a Elgin procura agregar em suas linhas de produtos, atributos sustentáveis que colaboram com as metas de redução de emissão de poluentes e baixos níveis de consumo de energia.

Contudo, a Frigelar é a empresa parceira da Elgin, e oferece uma ampla variedade de evaporadores para você. Além disso, também garantimos ótimas opções em unidades condensadoras (abertas e carenadas), compressores e demais equipamentos para todos os sistemas de refrigeração.

Enfim, na Frigelar você encontra as melhores opções e ofertas em evaporadores Elgin. É a qualidade da Elgin, com a confiança e excelência da Frigelar com o cliente. Confira as opções de produtos no site, no APP ou na loja da Frigelar mais próxima de você.

Acompanhe a Frigelar