Muito obrigado, Willis Carrier

Se você, assim como eu, trabalha na área de climatização, você tem que agradecer a Willis Carrier. Em 17 de julho 1902, esse engenheiro norte-americano concebeu um sistema para resfriar o ar e controlar sua umidade numa gráfica. Foi o protótipo que deu origem ao ar-condicionado moderno.

Embora Carrier receba todo o crédito por inventar o aparelho como o conhecemos, as tentativas de arrefecer ambientes começaram bem antes disso.

Provavelmente, os antigos egípcios foram os primeiros a tentar uma iniciativa para combater o calor em suas casas. Eles penduravam tapetes molhados no vão de suas portas. Dessa forma, a água evaporava, o que reduzia a temperatura e aumentava a umidade do ar seco do deserto.

Em seguida, foram os romanos. Eles tentavam resfriar as coisas usando seus famosos aquedutos com o intuito de circular a água através de canos internos. Isso deve ter deixado o ar mais frio dentro de suas moradias.

No século 3 d.C, o imperador Heliogábalo decidiu construir uma montanha de neve no jardim ao lado de sua residência. Realizou o transporte da neve por meio de burros de carga para criar um sistema que foi posteriormente descrito como “maravilhosamente ineficiente”.

Pouco antes de Willis Carrier ter sua genial ideia, o presidente dos norte-americano James Garfield também arriscou seu próprio dispositivo. Garfield estava morrendo em 1881, mas conseguiu certo alívio do calor usando um dispositivo que soprava ar através de lençóis de algodão encharcados em água gelada. Foi como uma combinação dos tapetes úmidos egípcios com a montanha de neve do imperador romano.

A proposta até teve sucesso, mas usou cerca de 227 mil quilos de gelo em dois meses. Deve ter sido muito difícil juntar essa quantidade de gelo em 1881.

De qualquer forma, voltemos a Willis Carrier. Ele melhorou a qualidade do ar da gráfica onde trabalhava com a invenção de um chiller centrífugo, que possuía um compressor e era mais compacto.

Em 1906, um engenheiro chamado Stuart Cramer cunhou o termo “ar-condicionado”, ao criar uma unidade similar à de Carrier. Ele usou seu ar-condicionado para esfriar o ambiente de fábricas têxteis.

Em 1914, um homem rico chamado Charles Gates contratou Carrier para colocar um ar-condicionado em sua mansão. E assim essa grande invenção começou a ficar comum em nosso dia a dia.

No Memorial Day (feriado dos EUA) de 1925, ele apresentou essa máquina maravilhosa no Teatro Rivoli, na Times Square. Durante anos depois daquele dia, milhares de pessoas corriam para as salas de cinema com ar-condicionado, a fim de aliviar o calor. Foi assim que surgiu o famoso “blockbuster de verão”.