Honeywell anuncia novo substituto para o R-134a

A Honeywell acaba de revelar detalhes sobre o Solstice N15 (R-515B), seu novo substituto de menor impacto climático para o hidrofluorcarbono (HFC) R-134a em novos sistemas de refrigeração comercial de média temperatura, chillers e bombas de calor.

Classificada como atóxica e não inflamável (A1) pela Associação Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar-Condicionado (Ashrae, na sigla em inglês), a substância possui um potencial de aquecimento global (GWP) de apenas 299, segundo o Quinto Relatório de Avaliação (AR5) do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

A companhia ressalta que, assim como o R-1234ze, o Solstice N15 já foi aprovado para uso pela Danfoss em seu novo compressor Turbocor TG490 para aplicações em chillers resfriados a ar e a água.

“Sua não inflamabilidade, combinada com seu baixo GWP, tornou essa solução uma escolha natural para os compressores da série Turbocor TG”, diz Frank Ford, diretor de gerenciamento de produtos da Danfoss Turbocor.

Segundo a Honeywell, o Solstice N15 é uma mistura azeotrópica de R-1234ze (91,1%) e R-227ea (8,9%). A substância possui glide zero e baixas temperaturas de descarga com uma eficiência similar à do R-134a.

O HFC R-227ea da mistura é pouco usado como refrigerante, devido ao seu elevado GWP de 3.220. No Solstice N15, ele é usado em pequena proporção para suprimir a leve inflamabilidade do R-1234ze, uma hidrofluorolefina (HFO) de baixíssimo GWP.

Embora o R-1234ze seja classificado como refrigerante levemente inflamável (A2L), ele é inflamável apenas acima de 30 °C, destaca a Honeywell, indústria química norte-americana cujos produtos são distribuídos no Brasil exclusivamente pela Frigelar.

Por não ser nocivo à camada de ozônio, o R-227ea foi originalmente introduzido no mercado para substituir o clorofluorcarbono (CFC) R-114 e o supressor de fogo Halon 1301. Ele também é usado em inaladores pressurizados de dose calibrada e em algumas aplicações como agente de expansão de espumas.

“Ao inovar e colocar o Solstice N15 no mercado junto a fornecedores de componentes como a Danfoss, estamos fornecendo aos fabricantes de equipamentos uma solução tecnológica de longo prazo para seus negócios”, salienta Chris LaPietra, vice-presidente e gerente geral da área de fluidos refrigerantes estacionários da Honeywell.