Alunos do Senai criam sistema para renovação de ar inteligente

A vida anda corrida, mas espero que você tenha conseguido tirar um tempinho para visitar a 8ª Semana Tecnológica Senai-Abrava de Refrigeração e Climatização, evento realizado no início deste mês na unidade Oscar Rodrigues Alves, em São Paulo.

Eu, felizmente, consegui visitá-la e fiquei bastante impressionado com a qualidade das mais de 20 palestras técnicas ministradas e, também, com a exposição dos trabalhos de conclusão do curso técnico de refrigeração e climatização dos nossos colegas refrigeristas.

Chamou bastante a atenção, por exemplo, um novo sistema de renovação de ar interior desenvolvido pelos alunos. É que vários sistemas do gênero são on/off, compostos por uma caixa de ventilação e duto para atender várias salas, mas quando apenas um ambiente está ocupado, consome-se a carga total, resultando em um gasto desnecessário de energia.

Na solução proposta, isso não ocorre. Além de variar o índice de renovação de acordo com o número de pessoas em cada recinto, o projeto dos estudantes monitora o nível de CO2 nas diferentes dependências da edificação, variáveis determinantes para um nível de renovação maior ou menor e um consumo reduzido de energia.

Segundo Robson Aurélio Hito e Roberto Juriate (foto), que durante a Semana Tecnológica se revezaram com os seus colegas na apresentação de todos os trabalhos da turma, o projeto atende aos requisitos da Indústria 4.0, dentro do conceito de IoT (sigla em inglês para Internet das Coisas).

“Na prática, isso inclui a possibilidade de o usuário acionar o sistema remotamente, via smartphone”, exemplificam.

“Desenvolvido de acordo com a nova Lei 13.589/2018, referente ao PMOC, bem como à Resolução 9 e à Portaria 3.523, da Anvisa, o sistema tem como meta beneficiar a saúde e a produtividade das pessoas ao evitar, por exemplo, a sonolência causada por altas concentrações de CO2 nos ambientes”, completam.