Pressão de condensação merece cuidados especiais

Nossos amigos da Danfoss prepararam uma manual superinteressante sobre a detecção de falhas nos controles de refrigeração comercial. Tem muita informação útil por lá, e de vez em quando eu vou trazer algumas delas pra você. Hoje, por exemplo, quero dar um toque sobre a pressão de condensação nos condensadores resfriados a ar.

Quando esse parâmetro está muito alto, as causas prováveis são sujeira na superfície do condensador; motor ou lâmina do ventilador defeituoso ou muito pequeno; retorno de ar restrito; temperatura ambiente muito alta; sentido incorreto do fluxo de ar; curto-circuito entre a pressão do lado do ar do ventilador do condensador e as laterais de sucção.

As respectivas ações corretivas são: limpar o condensador, substituir o motor, a lâmina do ventilador ou ambos; remover a obstrução na entrada de ar ou mover o condensador; criar entrada de ar fresco ou mover o condensador; alterar o sentido de rotação do motor do ventilador; instalar um duto conveniente, possivelmente no ar do lado de fora.

Nos casos inversos, quer dizer, quando a pressão de condensação está muito baixa, existem duas possíveis causas para o problema: temperatura do ar refrigerado muito alta ou quantidade excessiva de ar fluindo para o condensador.

Existem duas providências a tomar nesses casos. A primeira é ajustar o controle da pressão de condensação e a outra consiste em substituir o ventilador por uma unidade menor ou ajustar o controle da velocidade do motor, se isso for possível, pois alguns desses componentes não permitem aumentar ou diminuir sua rotação.