Ferramentas para evacuação no sistema do ar-condicionado

Um processo muito importante e essencial, é a evacuação no sistema do ar-condicionado. Ele é realizado para remover todo o ar e umidade do sistema antes da carga de refrigerante. A presença de ar e umidade pode causar vários problemas, incluindo a diminuição da eficiência do aparelho e possíveis danos ao compressor. Assim, a evacuação é sinônimo de segurança, bom funcionamento e um trabalho correto por parte do profissional.

Aqui no Blog do Seu Paschoal você ficará sabendo quais são as ferramentas fundamentais para que o vácuo seja realizado no sistema de ar condicionado. Confira:

O que é o vácuo e qual sua função?

Evacuação no sistema do ar-condicionado refere-se ao processo de remoção do ar e da umidade presente dentro do sistema. É um processo importante e crítico que deve ser realizado antes de instalar o refrigerante no sistema.

A evacuação é realizada usando uma bomba de vácuo, que remove todo o ar e a umidade presentes dentro do sistema de ar-condicionado. Isso é necessário porque a presença de ar e umidade no sistema pode causar problemas, como a formação de gelo no evaporador, corrosão do sistema, diminuição da eficiência do ar-condicionado e possíveis danos ao compressor.

A remoção do ar é importante porque a presença dele dentro do sistema pode levar à formação de bolhas de ar no refrigerante. Essas bolhas de podem afetar a eficiência do sistema, reduzindo a capacidade de refrigeração do ar-condicionado. Além disso, o ar é compressível, enquanto o refrigerante não é, o que pode causar problemas no compressor.

Assim, a remoção da umidade também é importante porque ela pode se acumular dentro do sistema e se misturar com o refrigerante. Isso pode levar à formação de ácido clorídrico, que pode corroer o compressor, as tubulações e outros componentes do sistema. Além disso, a umidade pode congelar e obstruir os tubos e dutos de ar.

É obrigatória a realização do vácuo? e se não for realizado?

Realizar esse processo no seu ar-condicionado não necessariamente é obrigatório. Porém, como citado acima, esse procedimento é fundamental para o bom funcionamento do sistema de ar-condicionado. Quando um profissional é contratado para instalar um aparelho, por exemplo, faz parte dos procedimentos básicos a realização do vácuo.

Leia mais: Como realizar o processo de vácuo no sistema do ar-condicionado?

Caso o profissional não realize o vácuo, poderá causar problemas futuros ao cliente, pois comprometerá a vida útil do aparelho e a qualidade do seu serviço poderá ser questionada.

Quais ferramentas utilizar?

O processo de vácuo na tubulação do ar-condicionado é algo simples e rápido. É possível realizar o vácuo utilizando apenas o vacuômetro e a bomba de vácuo, mas a maioria dos profissionais prefere acrescentar ainda a utilização do manômetro (manifold). Abaixo vamos explicar a função de cada um deles nessa tarefa:

Bomba de vácuo

Confira na Frigelar: Bomba de Vácuo Profissional EOS 10CFM Duplo Estágio Bivolt

A bomba de vácuo é essencial para a realização do vácuo, sem ela o trabalho não pode ser realizado. Ela cria o vácuo que eliminará a umidade, água e gases não condensáveis por meio da redução da pressão interna.

Este equipamento é onde os demais equipamentos serão ligados, aliás, ela possui o motor que trabalha para transformar a umidade em vapor. Na parte de cima da bomba é possível observar o vapor saindo, o que significa que o trabalho está sendo bem feito.

Leia mais: O que é uma bomba de vácuo e como ela funciona

Vacuômetro digital

Confira na Frigelar: Vacuômetro Digital Compacto EOS

Para utilizar apenas o vacuômetro digital, junto da bomba de vácuo, será necessário o profissional utilizar dois cabos extras para conectar o equipamento ao ar-condicionado e até a bomba de vácuo.

É importante que o vacuômetro seja digital, para facilitar o trabalho do profissional. Após ligado, ele iniciará a leitura de vácuo e a medição de mícron será demonstrada no visor do aparelho. Nesse momento o profissional deverá aguardar que o número estabilize e por isso é importante o vacuômetro, para que o profissional tenha essa precisão.

Manifold (Manômetro)

Confira na Frigelar: Kit de Manifold Profissional EOS

A utilização do manifold serve para que a pressão também seja acompanhada enquanto o processo de vácuo é realizado. Esse equipamento possui três mangueiras, geralmente utilizando as cores azul, vermelha e amarela. São elas que serão conectadas no ar-condicionado, no vacuômetro e na bomba de vácuo.

A Frigelar comercializa bombas de vácuo de diversas potências, vacuômetros digitais, manifolds (manômetros) e muitas outras ferramentas para facilitar o dia a dia dos profissionais refrigeristas. Você também garante os aparelhos com a tecnologia da Linha EOS, marca própria da Frigelar, que garante um ótimo desempenho, segurança e qualidade.

Gostou do nosso conteúdo? Na Frigelar você encontra os melhores produtos e com ótimas ofertas no mercado. Confira nossas opções no site, no APP ou na loja física mais próxima.

Acompanhe a Frigelar