O que é uma bomba de vácuo e como ela funciona

Tanto para instalar um ar-condicionado novo ou usado, a bomba de vácuo é uma ferramenta importante e todo o profissional deve saber operá-la, assim como suas funções e demais detalhes do aparelho. Além de acessório indispensável, o técnico refrigerista precisa saber o que é uma bomba de vácuo e como ela funciona.

Aqui no Blog do Seu Paschoal, vamos falar tudo o que você precisa saber sobre esse equipamento! Confira:

O que é uma bomba de vácuo?

A bomba de vácuo é um equipamento que tem como objetivo realizar uma espécie de limpeza nas tubulações (linhas) do ar-condicionado através de um vácuo. A redução da pressão interna do sistema realizada pela bomba de vácuo é responsável por eliminar umidade, água e gases não condensáveis.

Abaixo explicaremos mais sobre a necessidade desse procedimento que deve ser realizado em instalações, manutenções e recargas de gás.

Responsável por realizar a limpeza do sistema, retirando umidade e impurezas indesejadas das tubulações (linhas), a bomba de vácuo é um item essencial para o refrigerista, já que o vácuo é recomendado em todas as novas instalações, após manutenções e após mudar de lugar o aparelho.

Por que a bomba de vácuo é importante?

Antes das tubulações terem contato com o fluido refrigerante (gás) o profissional deve ter a certeza de que não há impurezas no local. Para isso, o vácuo deve ser realizado visando essa “limpeza” das linhas (tubulações).

Caso as tubulações contenham impurezas, o aparelho de ar condicionado pode apresentar defeitos, como congelamento, obstrução de válvulas, tubulações danificadas, entre outros. Por conta disso que a bomba de vácuo é tão importante, pois só ela é capaz de realizar o vácuo e deixar as tubulações em perfeitas condições de receber o fluido refrigerante.

Bomba de Vácuo Profissional EOS 8Cfm Duplo Estágio.

A Bomba de Vácuo EOS foi desenhada especificadamente para serviços de ar condicionado e refrigeração. O desenho, juntamente com a moderna tecnologia empregada na fabricação, permite adquirir um produto de altíssima qualidade e durabilidade o qual alcança altos níveis de vácuo e tempos de evacuação mais breves.

A bomba está apta para ser utilizada com sistemas R-22, R-407C, R-410a, R-404, assim como o sistema R-134a e outros, na condição de troca do lubrificante antes da troca do refrigerante, não compartilhar acessórios, conexões, tubos e acompanha óleo lubrificante.

Cuidados ao utilizar a bomba de vácuo

Alguns cuidados básicos devem ser observados antes de utilizar a bomba de vácuo:

Óleo lubrificante: Cuidado com o nível do óleo lubrificante. É possível observar o nível do óleo na marcação contida em uma das laterais da bomba de vácuo (o local exato varia conforme a marca). Geralmente há um visor circular onde mostra o nível do óleo. O correto é que a medida esteja até a metade do visor.

Conexões: As conexões da bomba de vácuo geralmente possuem saída para mangueiras de 1/4 e de 1/2. Junto do aparelho acompanha uma tampa que deve ser utilizada na saída que não for conectada.

Saída de vapor: Fique atento a saída de vapor. Ela se encontra na parte superior da bomba de vácuo e geralmente vem com uma tampa. Essa tampa deve ser retirada ao utilizar a bomba de vácuo, afinal é por esse orifício que sairá o vapor que vem da limpeza das tubulações e ele deve estar aberto.

Realização do processo de vácuo no sistema de um ar-condicionado.
Realização do processo de vácuo no sistema de um ar-condicionado.

Com essas informações verificadas, agora é só realizar o vácuo. Aqui em nosso site já explicamos o passo a passo para realizar o vácuo, como funciona e pode ser conferido nesse conteúdo:

Como realizar o processo de vácuo no sistema do ar-condicionado?

Quais as potências de uma bomba de vácuo?

A quantidade de vazão que uma bomba de vácuo consegue sugar por minuto determina as diferenças entre os modelos. Essa variação é medida em CFM (Cubic Feet (per) Minute – Pés Cúbicos (por) Minuto), que vai de 1 CFM até 15 CFM.

CFM significa “cubic feet per minute” (pés cúbicos por minuto, em tradução livre) e é uma medida da vazão de ar que uma bomba de vácuo para ar-condicionado é capaz de mover. Em outras palavras, a CFM indica a quantidade de ar que pode ser removida do sistema de ar-condicionado em um minuto. Quanto maior a CFM, mais rápido a bomba de vácuo pode evacuar o ar e a umidade do sistema.

A escolha da quantidade de CFM deve ser realizada de acordo com a potência do aparelho onde será utilizada a bomba de vácuo. Para aparelhos de ar-condicionado e sistemas mais robustos de refrigeração, as bombas de vácuo partem de 6 CFM.

Explicando na prática a diferença entre CFM das bombas de vácuo, pode dizer que:

Bombas de vácuo de 1 a 5 CFM são ideias para sistemas de pequeno porte, como geladeiras, freezers e frigobares.

Bombas de vácuo de 6 a 8 CFM são utilizadas em equipamentos de médio porte, como aparelhos de ar condicionado até 12.000 BTU.

Bombas de vácuo de 10 a 15 CFM são ideias para sistemas mais robustos, como câmaras frigoríficas e aparelhos de ar condicionado mais potentes.

Qual bomba de vácuo é melhor: simples estágio ou duplo estágio?

A vantagem da bomba de vácuo de duplo estágio é o tempo que ela desempenha o trabalho.

Para evacuar uma quantidade referente a uma gota de água, uma bomba de pequeno porte de duplo estágio leva cerca de 15 minutos, enquanto a de simples estágio leva cerca de 70 minutos.

A atuação da bomba de vácuo de duplo estágios utiliza duas câmaras de vácuo e isso torna o trabalho mais rápido. A bomba de vácuo custa um pouco mais caro, mas cabe ao profissional definir se o investimento é válido de acordo com suas atividades.

Confira na Frigelar:

A Frigelar comercializa diversos modelos de bomba de vácuo que podem ser encontradas no site. Gostou do nosso conteúdo sobre bomba de vácuo? Confira as ofertas da Frigelar acessando o site, o APP ou na loja mais próxima de você!

Acompanhe a Frigelar