O ventilador da condensadora não está funcionando? Saiba possíveis causas para isso

O ventilador da parte externa do ar-condicionado é uma peça muito importante do sistema, pois é responsável por ajudar a dissipar o calor gerado pelo processo de refrigeração. Portanto, se o ventilador da condensadora não está funcionando, é recomendado você procurar solucionar o problema o quanto antes. Afinal, o mau funcionamento do ventilador pode afetar negativamente o desempenho e a eficiência do sistema, além de levar a danos mais graves.

O aquecimento excessivo da condensadora pode resultar em diversos problemas como a falha do ar-condicionado e o derretimento de fios e componentes de plástico.

Confira aqui no Blog do Seu Paschoal algumas possíveis falhas e o que você pode fazer para identificar os problemas.

Possíveis problemas no ventilador da condensadora do ar-condicionado

1 – Sujeira excessiva

O excesso de sujeira como poeira, folhas, entre outros, pode comprometer o funcionamento do ventilador da condensadora. É sempre importante ficar atento a limpeza do ventilador da evaporadora. Em alguns casos mais extremos, sujeiras podem até mesmo enroscar nas hélices e impedir o ventilador de girar.

2 – Alimentação elétrica

Caso a corrente elétrica do local não estiver de acordo, a corrente necessária para o funcionamento do sistema pode ser comprometida. Próprias emendas na fiação podem causar danos à alimentação elétrica do sistema de ar condicionado.

Caso haja dúvidas sobre a fiação adequada e até mesmo sobre a disjuntor ideal, é recomendado que o manual seja consultado antes de qualquer instalação de ar-condicionado.

3 – Dimensionamento correto

Esse pode ser um problema de manutenção a longo prazo, mas que gera prejuízos desde o primeiro momento. Nós vamos explicar melhor!

O dimensionamento é a quantidade de BTU necessária para cada ambiente de acordo com suas características. O dimensionamento realizado de forma equivocada gera um excesso no consumo de energia já na primeira utilização do ar-condicionado.

Com o passar do tempo, a vida útil do aparelho será comprometida e problemas começarão a aparecer em diversas peças, incluindo a condensadora e o ventilador da unidade externa.

 4 – Problemas em outras peças que prejudicam o ventilador

Esse fato é algo que ocorre em muitos casos. O aparelho e o compressor ligam, mas o ventilador não. Nem sempre o problema está no próprio ventilador. Em casos como esse o profissional deve observar alguns itens.

Vamos a alguns exemplos: O profissional liga o ar-condicionado, mas a condensadora não liga, nesse exemplo o problema pode estar no envio de sinal da parte da evaporadora.

Agora digamos que o sinal está chegando na unidade externa e o compressor está ligando, porém o ventilador não liga. Nesse caso, o problema não é na unidade externa e sim em uma das peças. Para ter certeza, é indicada que se faça o teste individual das peças para encontrar o problema.

Dica importante:

Quando todo o sistema, inclusive o compressor, está em funcionamento e o ventilador está parado, tente girar a hélice utilizando algum item entre as frestas da condensador, como um palito de madeira extenso ou uma chave de fenda, por exemplo. Caso a hélice engrene e passe a funcionar normalmente (isso é algo bem comum), o problema deve estar no capacitor.

Aliás, o capacitor tem diversas funções, mas uma delas é gerar a força de partida para que o ventilador da condensadora gire. Para ter certeza, o próximo passo é testar o capacitor utilizando um capacímetro digital e verificar se ele possui a capacitância adequada para o bom funcionamento.

Nesse caso, o problema é no sistema de alimentação elétrica do ventilador da unidade externa, o capacitor, e não no ventilador exatamente.

Avaliação profissional evita problemas futuros no ar-condicionado

O diagnóstico sobre o mal funcionamento do ventilador da unidade externa do ar-condicionado deve ser observado com calma e o profissional deve ir eliminando as possíveis causas de problemas mais frequentes.

Utilizar o ar-condicionado mesmo com problemas no ventilador pode causar uma grande dor de cabeça para o usuário, pois outras peças e componentes do sistema podem ser prejudicados ou comprometer a vida útil do aparelho a longo prazo.

Imagine uma unidade externa gerando muito calor, esquentando cada vez mais, e o ventilador não estar em pleno funcionamento para dissipar esse calor. Isso seria uma garantia de problemas com o passar do tempo. Assim, o que poderia ser um único problema em uma peça, pode se transformar em um sistema inteiro de ar condicionado danificado.

Portanto, para o técnico refrigerista que procura peças e ferramentas de alta qualidade para realizar os seus serviços, a Frigelar é o lugar ideal. A empresa especialista e referência nos segmentos de climatização, refrigeração e eletros, possui diversas peças e acessórios para lhe auxiliar no melhor trabalho.

Gostou do nosso conteúdo? Confira as ofertas da Frigelar e acompanhe as opções no site, no APP ou na loja física mais próxima da sua casa.

Acompanhe a Frigelar